28/09/2021 às 15h57min - Atualizada em 29/09/2021 às 00h00min

Quais são as práticas ideais para uma estratégia em SaaS?

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

O mercado comercial trabalha com diversas modalidades de negócio, indo além da variedade de setores em si, mas lidando também com uma pluralidade de modelos, como a compra direta, via varejo, a venda por atacado, com foco na indústria, e o sistema SaaS.

 

Essa variedade de estilos é acompanhada tanto pelo número amplo de mercados que existem no ambiente comercial, como na evolução dos meios de compra, que se transformam de forma frequente, para se adaptar aos interesses do público.

 

Inclusive, essa é a principal função do marketing, tornando o mercado em algo em movimento, capaz de se transformar para que seja possível acompanhar os novos comportamentos sociais que a audiência de uma marca apresenta.

 

Novas condutas que fazem não só que um usuário passe a se interessar por produtos de origem natural, como fontes de energia renováveis, mas que também ela possa pesquisar na internet sobre como comprar equipamentos para energia solar.

 

A adesão de novas tecnologias à sociedade, com um grande destaque para o conceito da internet e suas ferramentas, permitiu que a mesma adotasse novos métodos de comportamento, tanto em quesitos de compra como na forma que reage a um produto.

 

Isso porque, no mercado atual, com a inclusão das redes sociais, os usuários não precisam necessariamente consumir um produto para poderem interagir com a comunicação realizada pelas marcas no ambiente digital.

 

Esse comportamento, inclusive, pode ser positivo para esse setor, pois contar com uma reação positiva aumenta a percepção otimista que pode ser feita em relação à marca, o que pode atrair novos clientes, de acordo com a recomendação desses diferentes usuários.

 

Além de atuar na construção de uma imagem para a empresa, as plataformas digitais também são responsáveis por modificar a forma com a qual essas entidades comercializam os seus produtos, como com a expansão dos serviços de assinatura.

 

É o caso de uma distribuidora de produtos para piscina, que criou um sistema de assinatura para clientes fiéis da indústria, com a entrega agilizada dos materiais ou com algum programa de descontos.

 

Essa, assim como outras situações similares, tornam-se disponíveis graças ao um sistema de vendas conhecido como SaaS, que mesmo não sendo algo especificamente inédito, é um método de compra que ganha novas possibilidades com o ambiente digital.

Como funciona o serviço SaaS?

Uma sigla para Software as a Service, o SaaS trabalha com um modelo similar aos consórcios, no qual o consumidor paga uma certa quantia em um período de tempo estipulado, ao invés da relação comum entre pagamentos e aquisição dos produtos.

 

Como já carrega no próprio título, o Software as a Service opera com a disposição via internet de algum programa ou serviço, no qual o cliente passa a ter acesso a algum software específico, dependendo de um pagamento dentro de um período de tempo.

 

Entre os intervalos mais comuns a esse tipo de pagamento , destacam-se a remuneração:

 
  • Mensal;
  • Trimestral;
  • Semestral;
  • Anual.
 

Mas esse período depende muito do estilo adotado por uma companhia, como uma consultora de analise de risco, que pode negociar os seus serviços até de forma quinzenal, com o intuito de abordar clientes com necessidades específicas.

 

O modelo SaaS pode ser adotado tanto no mercado industrial, com o padrão B2B (Business to Business), como para o público final, por meio do B2C (Business to Consumer), nos quais se destacam os serviços de assinaturas de conteúdos, como filmes, séries e músicas.

 

Diante das possibilidades de transações comerciais desse modelo, no qual se destaca a sua flexibilidade de negócios, uma companhia que trabalha com o aluguel de empilhadeira a gas começa a planejar a adoção desse modelo comercial.

 

Para isso, é importante não só conhecer a funcionalidade desse estilo de serviço, mas também compreender algumas estratégias capazes de aprimorar a adoção desse modelo de negociações, trazendo diferentes lucros para a sua companhia.

Lead qualificados

Assim como no mercado tradicional, o modelo de assinatura SaaS também precisa lidar com um número otimizado de clientes, contando não só com o seu potencial de compra, mas também com a sua possibilidade de retorno, recomendando os seus serviços.

 

Na verdade, essa relação é ainda mais necessária, pois se um síndico pode adquirir uma catraca para condominio, finalizando ali o seu processo de compra, essa mesma empresa pode agora trabalhar com um sistema aprimorado de segurança, por meio de assinatura.

 

Nesse caso, a companhia terá que criar uma relação consistente com os seus clientes, para que eles continuem conectados à empresa por um longo período de tempo, ultrapassando o tempo comum exigido em uma compra comum, que costuma terminar após a aquisição.

Marketing de conteúdo

Para lidar com essa aproximação do público em um longo período de tempo, é interessante apostar em formas de contato que estão além da publicidade tradicional, pois um cliente que já é assinante de um serviço já conhece os benefícios da sua assinatura.

 

Se o intuito de uma empresa é conquistar a confiança dos seus assinantes, é importante para ela trabalhar com conteúdos variados, como um software de decoração de interiores, que produz em seu site matérias como os benefícios de um piso de PVC (Policloreto de Vinila).

 

Diante disso, para atuar com a criação e distribuição de conteúdos, é importante para uma empresa saber como lidar com as plataformas digitais, com a sua variedade de canais e estilos.

Internet e as redes sociais

Para trabalhar a conexão com os clientes, tanto os atuais como aqueles que apresentam algum potencial de assinatura, é importante trabalhar com as plataformas digitais, com destaque para as redes sociais, que possibilitam uma maior comunicação da marca.

 

Para um serviço de streaming de conteúdo é possível anunciar os novos filmes que chegaram à plataforma, além de postagens que estimulem a interação do público, aumentando o engajamento da empresa na internet.

 

E caso o desejo de uma marca seja ser encontrado por uma audiência maior, é necessário operar com as configurações de palavras-chave no sistema SEO (Search Engine Optimization). Um programa especializado em facilitar os serviços de busca na internet.

 

Dessa maneira, uma companhia pode garantir que a sua empresa de materiais metálicos seja encontrada por um usuário que pesquisa por onde comprar perfil de aluminio, por exemplo.

E-mail marketing

O e-mail marketing, por outro lado, apresenta maiores possibilidades para os clientes já conquistados, por meio de uma comunicação personalizada, tendo como base os dados coletados na criação de um perfil junto a essas empresas.

 

Diferente do modelo de venda tradicional, ao trabalhar com uma relação constante com os seus usuários, um sistema SaaS necessita estar sempre em contato com os seus assinantes, de forma a mantê-los interessados em renovar a assinatura dos seus serviços.

 

E quanto mais específico for a comunicação realizada, como essa feito via e-mail, maior pode ser a adesão contínua desse público ao seu negócio.

Como aprimorar as estratégias citadas?

Adotar um sistema SaaS para o seu negócio necessita de uma série de fatores, a começar pela área de trabalho da sua empresa e, caso ela já esteja estabelecida no mercado, encontrar maneiras de modificar os seus serviços sem afastar os clientes antigos.

 

Algumas dicas para aperfeiçoar esse modelo de negócios são:

 
  • Seja transparente sobre os seus valores;
  • Trabalhe com alguma avaliação gratuita;
  • Tenha uma plataforma de fácil acesso;
  • Ofertas atraentes, que não confundam os clientes.
 

Assim como uma loja precisa destacar o preço de um armário de aço inox para laboratório, que se encontra em seu estoque, os serviços de assinatura precisam ser claros sobre os valores praticados pela sua empresa, referente aos seus serviços.

 

Descontos e promoções também são importantes para esse processo de anúncios, para conquistar a atenção e assinatura de novos clientes.

 

Por outro lado, esses valores promocionais precisam contar com anúncios claros, para que esse novo consumidor não se sinta prejudicado com um aumento de preço, após o término do período de desconto ofertado durante a assinatura do serviço.

 

Ligado a isso, as empresas relacionadas devem sim atuar com modelos diferentes de assinatura, de forma a atrair um público amplo, mas ao mesmo tempo, é essencial que essa companhia tenha um número restrito de modelos, para que o consumidor não se confunda.

 

Com a adoção dessas estratégias, o modelo de negócios SaaS não só pode ser adotado pela sua empresa, como a mesma pode contar com uma melhor recepção do seu público, o que pode melhorar a imagem da empresa no mercado.

 

Os ganhos financeiros também são contados nessa relação, pois quanto mais fidelizado for um assinante, maiores serão as possibilidades de investimento de uma empresa, contando com esse fluxo frequente de renda acerca dos seus serviços oferecidos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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