27/08/2021 às 10h12min - Atualizada em 29/08/2021 às 00h00min

O que a automação pode oferecer à sua empresa?

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

A tecnologia e seus avanços trouxeram uma série de possibilidades para as organizações empresariais, principalmente no que tange o controle e a automação de seus processos de gestão e produção.

E como um bom gestor ou colaborador, você sabe a importância dessa otimização, dessa busca por formas e meios de potencializar a eficiência.

Tornando as tarefas mais rápidas e produtivas, principalmente aquelas repetitivas no contexto de produção, e as que demandam alta precisão, principalmente para a gestão assertiva, a automação permite o crescimento do negócio.

Ao atribuir para os meios tecnológicos essas atividades, permite-se que toda a equipe se concentre nos objetivos organizacionais, podendo focar seus esforços nas necessidades do cliente ou em novidades e inovação para a empresa.

Se você se interessou pelas possibilidades colocadas até aqui, irá se interessar por esse artigo: trouxemos aqui não só o conceito da automação empresarial, mas também abordaremos sua aplicação prática em setores diversos. 

Após essa leitura, você saberá os benefícios que seu negócio pode obter ao investir nas soluções de uma boa e confiável empresa de automação industrial, trazendo vantagens competitivas interessantes. 

O significado da automação

Automatizar se refere ao uso de métodos, procedimentos e tecnologias para substituir atividades e ações manuais por meios automáticos de fazê-los, utilizando plataformas online, softwares ou sistemas de gestão.

Ao reduzir a interferência e o esforço humano, permite-se que esse capital se concentre nos resultados, aumentando a eficiência em toda a cadeia produtiva de uma organização, assim como em uma empresa especializada em manutenção relógio de ponto.

Como nesse exemplo, a automação dos processos pode ocorrer nos sistemas para otimização de serviços pelo gerenciamento dos diversos setores de uma empresa, o que se aplica a qualquer tipo de negócio, desde grandes até as microempresas.

A automação também pode ser aplicada para soluções manufatureiras, como as máquinas automáticas para solda ou para a fabricação de estruturas como tubulações. Visando sua aplicação mais abrangente, falaremos a seguir dos sistemas de gestão.  

Aplicações dos sistemas de gestão

Cada empreendimento conta com suas próprias particularidades e alguns setores podem ser estrategicamente terceirizados, como é o caso das agências de RH ou agências de emprego, que oferecem uma consultoria de recrutamento e seleção personalizada.

Da mesma forma setores como marketing, contabilidade, transporte e logística, entre outros, também podem ser subcontratados, e essa decisão depende de uma série de informações que cabem ao gestor, como orçamento e demandas internas e externas.

Ainda que não haja a terceirização de toda a equipe responsável, existe uma série de empresas que se especializam em fornecer soluções estratégicas para outras empresas, principalmente no que tange a automação dos processos.

A seguir destacamos os setores e funções que mais têm a ganhar com a implementação de um sistema de gestão automatizado, beneficiando toda a organização:

Setor administrativo

O primeiro setor que pode se beneficiar ao buscar uma boa solução de suporte de TI para pequenas empresas, é o administrativo. 

A automação na gestão administrativa auxilia no cuidado com o empreendimento, ao executar funções como o monitoramento e o tratamento de indicadores de desempenho, por exemplo.

Ao garantir que esse processo é feito de forma livre de erros, em tempo real, e seguindo um algoritmo muito bem estruturado, ou seja, um “robô” criado exatamente para isso, pense como seria sua rotina, se você automatiza esse setor. 

É sobre isso que estamos falando quando tratamos de eficiência e substituição de colaboradores pelos sistemas automatizados para tarefas repetitivas e de alta complexidade computacional.

Em um exemplo prático, envolvendo administração logística, imagine a capacidade de processamento de um sistema de gestão de frotas automatizado.

Ele é munido de Inteligência Artificial para coletar, tratar e analisar o Big Data, ou seja, um imenso conjunto de dados, e que ainda aprende sozinho com suas próprias experiências, com a implementação de Machine Learning, o Aprendizado de Máquina.  

Agora pense no tamanho da equipe responsável para obter exatamente os mesmos resultados. Provavelmente sente certa dificuldade para fazer essa comparação, pois não seria viável financeiramente nem para as marcas mais valorizadas e rentáveis do mundo.

Também é provável que você sozinho esteja responsável por todas as tarefas administrativas rotineiras da empresa, e ainda se cobre ou cobre seus funcionários de serem eficientes, também trabalhando assim como o sistema automatizado.

Pense como seria ter essa eficiência toda e ainda ter o seu tempo de trabalho voltado para pensar e discutir com colaboradores que contam com excelentes formações curriculares, justamente para pensar sobre o assunto. 

Com essa gestão dos dados bem-feita, seria possível realmente aproveitar da capacidade colaborativa de cada um dos selecionados para estarem na equipe, desenvolvendo, estruturando e alinhando estratégias para ações assertivas. 

Uma gestão administrativa organizada e bem planejada, facilitada com o uso da automação dos processos, permite que os gestores tenham uma visão ampla e real do negócio e sobre as estratégias possíveis de serem seguidas ou descartadas.

Se isso fez sentido para você, certamente teve muitos insights nesse momento, e já percebeu como será interessante automatizar seu negócio. 

Esse foi apenas um exemplo do que a automação pode oferecer. Aconselhamos pesquisar por empresas de logística SP, para se orientar melhor sobre essas possibilidades conforme a sua realidade.

Na gestão de estoque

Esse é outro ponto essencial: é a gestão de estoque que garante a logística eficiente para que as demais áreas possam funcionar.

Ao antecipar demandas e prever crises, terá um estoque responsivo ao mercado, evitando prejuízos com perda de mercadorias por sua validade, ou ainda pior, evitando o risco de colocar mercadorias vencidas à venda, caso lide com produtos perecíveis, como alimentos.

A automação do estoque garante o controle sobre produtos e fornecedores, levando compras conforme as necessidades reais, eliminando erros por falta de atenção em simples planilhas, muito comuns, mas que podem ter consequências desastrosas.

Setor financeiro

Outro ponto altamente estratégico para automação é a gestão financeira, uma vez que não existe negócio saudável sem ela. Aqui você pode automatizar o controle de:

  • Vendas;
  • Emissão de Notas Fiscais;
  • Contas a pagar; 
  • Contas a receber;
  • Taxas e tributações;
  • Custos com fornecedores e despesas;
  • Demais agendas contábeis.

Além disso, a automação é uma grande ferramenta da contabilidade, principalmente para empresas com Regime Tributário de Lucro Real, em que é necessário a prestação detalhada de contas à Receita Federal.

E fora esse controle detalhado sobre todos os valores que entraram e saíram do caixa da sua empresa, também auxilia no planejamento estratégico ao possibilitar a análise criteriosa, assim como o real controle do que acontece nela.

Na verdade, simplificar processos, organizar e controlar o fluxo de informações, reduzir erros, e permitir o melhor aproveitamento da inteligência e experiência de seus colaboradores para potencializar resultados, são benefícios válidos para qualquer setor.

Setores de marketing e vendas

Um ambiente automatizado, visando responder às demandas do Novo Consumidor, que busca marcas humanizadas e tem voz ativa sobre todo o processo de vendas de uma determinada empresa, garante uma integração inteligente desses dois setores.

As campanhas e ações de marketing são feitas em massa, seguindo um cronograma delicadamente estruturado, esse sim, feito pela força “humana” que, como falamos, tem estudo e especialização que devem ser aproveitados para o sucesso do negócio.

Os benefícios da automação

Vale ressaltar aqui que automação não é um assunto restrito somente às empresas, e que residências podem ganhar muito conforto ao se beneficiar de soluções como uma boa empresa de automação residencial.

Por meio da rede de dispositivos conectados, como smartphones e computadores, é possível controlar e/ou programar diversos comandos dos pontos automatizados, como persianas, ar condicionado, luzes, entres tantos outros, pela internet ou pela intranet, a conexão local.

Com equipamentos como sensores infravermelho, de temperatura e de luminosidade, tem-se uma otimização completa das funções para a manutenção automática de um ambiente sempre agradável.

Essas soluções residenciais são também ótimas escolhas para os ambientes de trabalho e de circulação de pessoas, retomando o assunto voltado para empresas.

De forma geral, a automação traz uma série de vantagens para qualquer organização, independentemente do porte ou do segmento. Pontuamos a seguir os principais benefícios que a implementação dos processos automatizados pode trazer para o seu negócio:

  • Otimização do uso de recursos: tempo, dinheiro, força de trabalho;
  • Padronização de tarefas;
  • Redução de erros;
  • Aumento da produtividade;
  • Facilita o acesso à informação.

Ou seja, a automação empresarial é uma solução que traz ganhos significativos para os negócios. 

Considerações finais

Após compreender o significado de automação e como esse conceito pode ser trabalhado na prática em sua empresa, provavelmente percebeu como o capital humano do seu negócio pode ser muito, mas muito mais bem empregado.

 

A tecnologia está cada vez mais “inteligente” e disponível para facilitar sua vida, então saiba empregá-la.

 

Otimize processos e padronize tarefas, otimize o tempo de trabalho e os custos, aumente a eficiência e a produtividade, e ainda tenha total acesso à informação para tomar boas decisões.

 

Busque também apoio e orientação profissional para a gestão de infraestrutura de TI nos mais diversos âmbitos, como para a realização de eventos e atendimento ao cliente, por exemplo.

 

Usar a tecnologia a seu favor é o que colocará sua empresa à frente de seus concorrentes, em posição de destaque no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 
Notícias Relacionadas »