23/08/2021 às 14h26min - Atualizada em 24/08/2021 às 00h00min

5 soluções tecnológicas voltadas para o setor industrial estão revolucionando o mercado

SALA DA NOTÍCIA Juliana Chagas
Divulgação
Segundo pesquisa Distrito Indústria 4.0 Report 2021, desenvolvida pela Distrito, maior ecossistema de transformação e inovação aberta do país, o crescimento dos investimentos no setor industrial chegou a 427% no valor recebido em investimentos no último ano. Durante o período, as startups que possuem soluções para o setor chegaram a levantar US$61,51 milhões em investimentos, mais de 500% em relação a 2019 - US$11,66 milhões.

Esses dados mostram que o ano de 2021 promete ser decisivo para o setor industrial no que se refere à transformação digital e digitalização de processos no setor. Um player que tem ficado de olho no crescimento desse mercado é o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, considerado o maior centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil. O Instituto, responsável por implementar soluções digitais inovadoras para o mercado local e global, possui um espaço de inovação aberta, o Manaus Tech Hub, que atualmente organiza o programa de residência Conexão Distrito. A iniciativa, realizada em parceria com o Distrito Industrial, promove a seleção de startups para solucionar problemas das indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus.

Até o momento, o Brasil já ultrapassou a marca de 440 startups que têm se destacado e apresentado soluções inovadoras para esse mercado. Veja abaixo alguns exemplos:

GaussFleet - Maior plataforma de gestão de máquinas móveis para mineradoras, siderúrgicas e construção, a GaussFleet, de forma inovadora, utiliza soluções de geoprocessamento, telemetria avançada e IoT para realizar gestão de máquinas pesadas dentro de minas, usinas e nas obras. A startup tem como missão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva por meio da tecnologia e algoritmos próprios que estão disponíveis hoje de forma desburocratizada.

Tractian - O controle de qualidade das máquinas de chão de fábrica é o trabalho da Tractian, acelerada pelo InovAtiva Brasil no Ciclo 2020.1. A equipe desenvolveu um sensor de vibração, temperatura, horas de trabalho e consumo de energia que é conectado em cada uma das máquinas para um monitoramento online de ponta. Assim, o profissional responsável pode focar seus esforços em tarefas diferentes enquanto acompanha à distância a atividade mecânica da fábrica.

Universal Robots - Fundada em 2005, a Universal Robots, empresa pertencente à Teradyne, tem como objetivo tornar a tecnologia robótica acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de braços robóticos industriais flexíveis e colaborativos (cobots). São ferramentas avançadas, mas fáceis de usar, que vêm sendo utilizadas em empresas e organizações de todos os tamanhos para ajudar a enfrentar a volatilidade do mercado.

upLexis - Como as indústrias precisam da aplicação de compliance em seus processos, a upLexis consegue ajudar com seu software inovador de busca e estruturação de informações retiradas de grandes volumes de dados (big data) extraídos da internet e de outras bases de dados.

Data Machina - Startup acelerada pelo InovAtiva Brasil no Ciclo 2020.1, a Data Machina foi fundada por pesquisadores e empreendedores com cultura de inovação aplicada, prototipação e ruptura de paradigmas, que buscam transformar a realidade das cidades brasileiras e latinoamericanas, usando ferramentas como BigData, Machine Learning, IoT (Internet of Things), RA (Realidade Aumentada), entre outras técnicas, associadas a metodologias ágeis e design centrado no usuário. A empresa oferece soluções como um Painel Georreferenciado que identifica zonas de risco, simula cenários para a tomada de decisão e monitora dados sensíveis ao negócio; e um sistema de Inspeção Visual Computacional, que garante o aumento da produtividade e viabiliza a qualidade dos produtos inspecionados.

Notícias Relacionadas »