09/08/2021 às 16h14min - Atualizada em 09/08/2021 às 19h30min

Poluição de rio investigada pela PF alerta para riscos do despejo incorreto de efluentes industriais

Especialista aponta para os danos irreparáveis que a prática causa ao meio ambiente

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Wikipédia
Após solicitação do Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal (PF) deve investigar prática de crime ambiental em Americana, cidade do interior de São Paulo. A denúncia é sobre o despejo irregular de esgoto doméstico e efluentes industriais sem tratamento adequado no Rio Piracicaba, que apresenta concentrações de matéria orgânica até quatro vezes superior do permitido pela legislação.

Leo Cesar Melo, CEO da Allonda, empresa de engenharia com atuação em soluções sustentáveis, diz que se não houver correto descarte de efluentes industriais aos recursos hídricos, são imensuráveis os impactos ambientais que a prática pode provocar. "Sem receber um tratamento adequado, esse efluente pode causar danos irreparáveis à água, ao solo e ao meio ambiente como um todo", explica o executivo.

Ele afirma que há modernas e diferentes soluções para o tratamento de efluentes industriais, que podem ser aplicadas de forma customizada pelos diferentes segmentos. "Há variáveis que devem ser analisadas caso a caso. É preciso considerar, por exemplo, o tamanho da produção, o que e como se produz, gerando resíduos que merecem tratamento diferenciado também", conclui o CEO da Allonda.

No Brasil, o órgão responsável pelo estabelecimento de normas a respeito do tratamento de efluentes é a CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, ligado ao Ministério do Meio Ambiente. Além disso, a Lei de Crimes ambientais também pode ser aplicada em casos de prejuízos ao meio ambiente, envolvendo fauna, flora, recursos naturais e patrimônio cultural brasileiro.

Sobre a Allonda
A Allonda é uma empresa de engenharia focada em soluções sustentáveis. Possui time com cerca de 1.500 profissionais, incluindo engenheiros especialistas em diversas disciplinas para permitir atuação com excelência. Há 20 anos atende o setor industrial e de infraestrutura, acumulando centenas de entregas relevantes nos mercados de Alimentos, Bebidas, Construção Civil, Metalurgia, Siderurgia, Mineração, Óleo e Gás, Papel e Celulose, Portos, Energia e Saneamento.

 
Mais informações:
Ex-Libris Comunicação Integrada
Assessoria de Imprensa da Allonda
Jornalistas: Marco Berringer, Edmir Nogueira e Emilly Santos
(11) 9 9393-3088
 
Notícias Relacionadas »