28/07/2021 às 21h48min - Atualizada em 29/07/2021 às 09h50min

A Importância do Agricultor e seus Novos Conhecimentos

Alexandre F. de Andrade (*)

SALA DA NOTÍCIA NQM
http://www.uninter.com
Freepik
Sabe-se que a agricultura é uma das profissões mais antigas que existe, praticada há cerca de 12 mil anos. Depois da domesticação do gado, os caçadores e os coletores se estabeleceram em suas terras e começaram a planejar o seu próprio alimento. E o Dia do Agricultor, em 28 de julho, é a data mais esperada pelos profissionais que atuam no cultivo e trabalham incansavelmente para nos alimentar durante todo o ano.

A contribuição dos agricultores para o crescimento e abastecimento é muito importante, pois são os principais responsáveis pela crescente economia do nosso país. Apenas no primeiro trimestre de 2021, segundo o Instituto CNA, o crescimento do PIB do agronegócio foi de 5,35%. Isso depois de alcançar crescimento recorde em 2020.

A cadeia produtiva é pensada de forma planejada. Tanto a paixão quanto o cuidado com a lavoura levam este profissional a se dedicar fortemente para entregar não só alimentos, mas fontes de energia como insumos voltados para o biocombustível. Além disso, o cenário nacional apresenta um movimento de inovação e tecnologia voltado para o aumento de produtividade, aonde novas técnicas, mecanização, automação e sustentabilidade estão presentes.

Dessa forma, ser um agricultor nos dias de hoje requer conhecimento de tecnologia avançada, preparo educacional e habilidades de comerciante, um perfil profissional que tem nos colocado à frente no desenvolvimento do agronegócio. Esse profissional de grande valor, que cultiva os produtos da terra com orgulho e amor, que disponibiliza produtos saudáveis e essenciais para a nossa nutrição alimentar, merece o nosso respeito e reconhecimento cada vez que sentamos à mesa.

(*) Alexandre Francisco de Andrade é mestre em Engenharia da Produção e Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Agronegócios do Centro Universitário Internacional UNINTER
 
Notícias Relacionadas »