22/07/2021 às 14h55min - Atualizada em 25/07/2021 às 00h00min

Como fazer marketing viral?

Saiba o que é marketing viral e como utilizar

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Freepik

O marketing viral é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais força no mercado, em grande parte pelo potencial de criar novas oportunidades que ele possui. Esse tipo de ação tem uma relação direta com o comportamento humano e sua reação a estímulos.

É considerada uma estratégia de marketing viral toda aquela que atrai o público a ponto de estas pessoas desejarem compartilhar o conteúdo, espalhando a mensagem da empresa em seus grupos de amigos e familiares, que por sua vez continuarão a espalhar o material.

O mundo está completamente conectado nos dias de hoje. A maioria das pessoas passa boa parte de seu dia na internet, em grande parte por conta dos avanços tecnológicos em relação a aparelhos móveis.

Do tempo utilizado na internet, a maior parte do dia do usuário está diretamente relacionada ao uso de redes sociais. Estas plataformas têm ganhado cada vez mais espaço e destaque no mercado.

Sua relevância é muito importante, uma vez que estas ferramentas digitais permitem uma interação direta entre usuários e a reaproximação de pessoas, fazendo com que todos os dias milhões de usuários acessem as redes sociais.

Não demorou muito para o mercado compreender o potencial desse tipo de interação, e começou a se encaixar corretamente nas redes sociais, criando perfis comerciais e outras facilidades, como a venda de carrinho de carga dobrável.

Marketing viral: o que é?

A viralidade começou a se tornar algo mais costumeiro. Não se trata de um conceito novo, mas sim de um que se tornou mais fácil e popular na era da internet. Assim, um conteúdo viral é aquele que começa a se espalhar rapidamente.

O nome viral vem diretamente da ação dos vírus, elementos que tem um forte poder de crescimento e que se espalham rapidamente. Essa é também a proposta de comunicação desse tipo de ação.

Existem diversos conteúdos que podem se tornar virais, como:

  • Piadas;
  • Mensagens motivacionais;
  • Músicas;
  • Histórias de vida.

Além disso, o marketing pode ser uma excelente maneira de explorar o conteúdo viral, sobretudo se estiver alinhado a um dos elementos acima.

O principal ponto para esse tipo de conteúdo é que ele deve ser interessante e instigar seu público a consumir o seu material, seja você uma empresa de suporte de TI para pequenas empresas ou qualquer outra organização.

Dessa forma, as pessoas começarão a compartilhar o material que você está criando, levando-o para suas redes de amigos e familiares. Estas pessoas, então, farão a mesma coisa, expandindo ainda mais seu conteúdo e a qualidade de sua publicação.

Por se tratar de uma técnica extremamente vantajosa, é muito comum que especialistas em marketing estejam tentando domar esse tipo de movimentação. Embora a sorte ainda exerça um papel fundamental na exploração de material viral, é possível começar a se planejar.

Trabalhando na prática o marketing viral

Agora que você conhece um pouco mais sobre a técnica, é importante entender como colocá-la em prática. Existem diversas ações que você pode fazer para criar um material de qualidade e que tenha potencial de viralização para sua loja de produtos de limpeza, por exemplo.

É importante ter em mente que o público é fundamental nessa etapa, e que o compartilhamento deles é que faz o resultado de sua ação. Entretanto, com um bom planejamento e uma boa produção, você pode conquistar com mais facilidade estas ações.

Trabalhando com o público

Para conseguir bons resultados com a viralização de conteúdo, é importante saber para quem você está criando o material.

Normalmente, dentro das redes sociais você consegue criar uma série de importantes relações com seus clientes, que podem ajudar a entender melhor seu comportamento. Com essas informações, você consegue explorar seu público-alvo.

O público-alvo é formado através das informações que você consegue estruturar com base em seus clientes, suas experiências de negócios e as pessoas com quem sua empresa possui engajamento nas redes sociais.

Dessa maneira, você consegue compreender o tipo de cliente que está buscando para criar suas ações de viralização. Entretanto, o público-alvo ainda é um conceito muito amplo, que pode não gerar os resultados esperados para sua empresa empacotadora, por exemplo.

 Para conseguir respostas mais efetivas, o ideal é procurar a utilização de uma persona, ou seja, que nada mais é do que a idealização de um cliente, criada com base nos dados coletados de seu público-alvo.

Uma persona é muito próximo de uma figura real, tamanha a dedicação usada para criar esse elemento. Para isso, é fundamental que você consiga ir além de ações comuns como nome, profissão, endereço e outros dados básicos.

A persona precisa ter personalidade e um psicológico avançado, para que assim você consiga aplicar todas as suas técnicas com mais efetividade e consiga respostas mais efetivas para seus questionamentos acerca da criação de conteúdo viral.

Crie um sentimento de pertencimento

Boa parte do conceito de viralização vem da identificação das pessoas com a publicação sobre, por exemplo, lavador de gases, assim como sobre qualquer outro tema.

Ao utilizar ferramentas de engajamento para conseguir aumentar suas capacidades de viralizar um conteúdo, é importante que o material tenha alguma ligação com seus clientes.

Seja gostos pessoais, hobbies ou qualquer outra ferramenta que você consiga chamar a atenção do público, terá uma chance de interação muito maior. Uma das principais formas de viralizar o conteúdo de sua empresa é através do uso de memes.

Os memes são imagens que podem possuir ou não texto, com interesse de gerar humor de maneira simples. Normalmente, esse conteúdo acaba se espalhando muito rapidamente, uma vez que as pessoas gostam de compartilhar publicações bem humoradas.

Quando você consegue explorar todos os recursos de sua ação, é muito mais provável que tenha um estímulo maior de sua estratégia de viralização, conquistando um público maior para sua empresa de, por exemplo, relógio de ponto homologado.

Estimule mais compartilhamentos

Não adianta ter uma excelente publicação se não houver espaço para compartilhamento nela. É preciso que você consiga chamar a atenção do público e estimule-o a passar para frente a publicação.

Quanto mais efetivo for esse tipo de ação, maior será o impacto que você conseguirá ao espalhar o conteúdo pela internet. Para conseguir efetividade nesse tipo de ação, é importante que você consiga otimizar melhor sua página para atrair visitantes.

Esse tipo de trabalho é fundamental para você conseguir aproveitar melhor seu potencial de viralização, criando um material instigante que faça as pessoas desejarem passar para frente esse material, gerando assim a ação de marketing viral.

Na maioria das redes sociais, existem dispositivos de compartilhamento a um simples botão de distância, o que torna ainda mais interessante criar material próprio para esse tipo de atividade, conquistando muito mais qualidade em suas publicações.

Esses modelos acabam sendo mais interessantes para você conseguir estruturar melhor suas campanhas sobre, por exemplo, furação de poços artesianos.

Gere mais estranheza

Uma outra estratégia interessante de criar um conteúdo com potencial de viralização é utilizar a estranheza e, até mesmo, ousadia. A criatividade pode ser um grande catalisador de informações, criando um material de alta qualidade e potencial de engajamento.

Para você conseguir um material desses, é importante pensar de maneira multimídia. A maioria das vezes, o principal elemento que você usará na sua estratégia é um conteúdo simples de texto, mas é possível usar outros recursos.

Se você conseguir acesso aos equipamentos necessários para gravar um vídeo, e não tiver feito isso antes, é uma possibilidade de engajar um conteúdo diferenciado e disparar suas visualizações através da viralização desse material.

Entretanto, é preciso ter cuidado com o tipo de material que você quer expor, principalmente se ele for de alguma forma controverso. Isso pode gerar uma publicidade negativa, que pode ser um problema a longo prazo para sua empresa.

Apele para o sentimento das pessoas

Boa parte do efeito de viralização depende da identificação das pessoas com a publicação. O sentimento de pertencimento, a possibilidade de se sentir inteligente ou a concordância com uma publicação em particular são extremamente funcionais.

Quanto mais você consegue trabalhar estes sentimentos, maior será a chance de aumentar suas possibilidades de engajamento com um conteúdo de qualidade que se destaca nas redes sociais.

Assim, você conseguirá um efeito muito mais satisfatório para suas ações de marketing, alcançando o potencial de viralização que é esperado desse tipo de atividade, seja você uma empresa de instalação de alarme para casa ou de outro ramo de atuação.

Considerações finais

Trabalhar o conceito de viralização é fundamental para você conseguir aumentar suas capacidades. Dessa forma, você consegue aumentar o seu público e identificar quais ações podem ser realizadas para conquistar mais espaço no mercado.

Embora não seja uma ciência exata, a viralização pode ser uma forma interessante de trabalhar seu conteúdo, e existe um grande potencial para utilizar estas ferramentas e conseguir conquistar mais qualidade em suas publicações.

Dessa forma, você consegue muito mais recursos para viralizar suas publicações e alcançar resultados mais satisfatórios com suas ações de marketing

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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