22/06/2021 às 15h47min - Atualizada em 25/06/2021 às 00h00min

O que aprender com essas três empresas que são referência em armazenagem e logística no mundo?

A Bertolini Armazenagem analisou o que a logística de grandes empresas têm como diferencial

SALA DA NOTÍCIA Mayra Rios
https://www.bertoliniarmazenagem.com.br/blog
Marketing Bertolini
O nível concorrencial no mercado fez com que as empresas aumentassem a preocupação em estabelecer algum diferencial competitivo. Muitas optam por investir na logística e enxergam empresas como Amazon, Mercado Livre e Tramontina como exemplos. E, de fato, elas são. Resta, então, a dúvida: o que torna essas grandes marcas referência em armazenagem

Amazon
Não tem como falar de referência em armazenagem sem citar a Amazon. A empresa controla uma vasta rede de marketplaces online, desde sua própria plataforma de venda e streaming até pequenos vendedores.

Em meio à pandemia da COVID-19, a empresa viu seus números crescerem ainda mais. Foi na Amazon que foram realizadas 38% das compras online e o valor das suas ações subiu mais de 60% só em 2020.

No entanto, nada disso seria possível sem o forte investimento da empresa em armazenagem e movimentação. Quando a Amazon surgiu, em 1994, passou por uma série de problemas para atender à demanda. Foi só quando desenvolveu sua cadeia de suprimentos que se tornou referência em armazenagem. 

A inovação é a marca registrada da empresa, criando processos nunca antes vistos e que mudam o jogo. Por exemplo, a entrega no mesmo dia, a que utiliza drones e a entrega antecipada. Isso é possível graças ao foco que eles têm na experiência do cliente e no uso de tecnologias na logística.

Em seus centros de distribuição, o uso de robôs já é padrão. A empresa também conta com sistemas de gestão avançados que potencializam processos e contribuem para a tomada de decisão.

Mercado Livre
Presente em 12 países da América Latina e em Portugal, o Mercado Livre é a empresa de tecnologia líder em e-commerce no continente. Em novembro de 2020, a empresa anunciou a abertura de cinco novos centros logísticos no Brasil. Serão três em São Paulo, um em Santa Catarina e um em Minas Gerais. 

Desses, quatro servirão à modalidade de Fulfillment, quando o estoque dos vendedores é totalmente gerenciado pelo Mercado Livre. A ideia é reforçar sua imagem de referência em armazenagem e agregar 340 mil metros quadrados à malha logística do Mercado Envios, braço logístico do Mercado Livre.

O vice-presidente da empresa, Leandro Bassoi, disse que o Mercado Livre está investindo em tecnologia própria para gerenciar toda sua operação logística. Os novos centros de distribuição estão contemplados no investimento anunciado pelo Mercado Livre de R$4 bilhões no Brasil ao longo de 2020. A empresa planeja ampliar sua frota de entregas e desenvolver novas ferramentas para reduzir o tempo e custo de entrega.

Tramontina 
Já a Tramontina é outro exemplo de referência em armazenagem que surgiu no Brasil e ganhou o mundo. A empresa trabalha com um mix de mais de 18 mil itens, como utensílios domésticos e ferramentas para agricultura. São 10 unidades fabris, sendo 8 no Rio Grande do Sul, com mais de 9 mil funcionários. Além disso, a Tramontina tem presença em 120 países.

Seu "braço" fabricante de panelas, baixelas e talheres foi a primeira empresa gaúcha a usar uma armazenagem totalmente automatizada para estocagem de produtos. A Tramontina Farroupilha implementou esse projeto em 2001 para resolver a defasagem da capacidade de expedição em relação ao aumento contínuo no volume de vendas e de produção da fábrica.

Esse investimento demonstra porque a empresa é referência em armazenagem. O local é composto por estruturas porta-paletes autoportantes que possuem dupla função: servem tanto como prateleiras quanto para sustentar o prédio. A instalação tem altura equivalente a um edifício de 9 andares e permite a estocagem de 9,3 mil contêineres para guardar produtos a granel.

E não é só esse projeto que reforça a importância que a Tramontina dá para a armazenagem e logística. A Bertolini Armazenagem e a Cassioli são as responsáveis pela criação do armazém automático da unidade fabril da Tramontina TEEC na cidade de Carlos Barbosa/RS. A nova estrutura, prevista para o segundo semestre de 2021, vai permitir que a empresa continue sendo referência em armazenagem ao focar na agilidade com que os produtos serão expedidos e entregues para as lojas e outras fábricas.
 
Notícias Relacionadas »