22/06/2021 às 11h47min - Atualizada em 23/06/2021 às 00h00min

Como um blog pode ajudar na estratégia de Marketing?

Quais funções do blog podem ser úteis para o Marketing?

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Freepik

Blogs podem ajudar a ampliar a sua estratégia de Marketing, principalmente se forem criados e alimentados da maneira correta. Afinal, é indispensável, no que chamamos de marketing digital, deixar de ter um blog bem elaborado e relevante para o seu comércio.

Diversas empresas do mundo todo utilizam blogs como forma de conquistar novos clientes, gerar mais leads para a empresa, ganhar renome e autoridade perante o mercado, além de alavancar o site da empresa nos mecanismos de pesquisa como o Google e o Bing. 

Então, neste artigo veremos como um blog pode ajudar a sua empresa na estratégia de marketing que você e seus sócios pensaram. 

Primeiramente, é hora de entender o que é um blog

Precisamos primeiro entender as principais características de um blog, para relacioná-las com os diferentes apoios e projeções que esse tipo de conteúdo pode gerar para sua estratégia de marketing. 

Vamos fazer uma espécie de cerca de vidro para nossos argumentos. O primeiro passo é entender que o termo que chamamos de “blog” nasceu da junção de duas palavras: Web e Log. Unidas essas palavras montaram o que chamávamos de “Weblog”, um diário da rede. 

Com a popularização da ferramenta, as pessoas passaram a chamar isso de blog. Posteriormente, os blogs fomentaram o surgimento dos fóruns, que eram canais para discussão sobre um determinado assunto. 

Apesar disso, os blogs já eram canais onde os internautas podiam comentar em cima dos posts feitos pelos seus criadores. Foram assim as primeiras discussões em canais pela internet, junto dos e-mails e afins. 

Então, podemos entender como blog, os canais de comunicação onde uma pessoa escreve diariamente sobre um determinado assunto a sua escolha, bem como onde pessoas interessadas lêem esse conteúdo.

No início era apenas um diário onde um marceneiro podia falar de suas criações, e um metalúrgico podia comentar sobre a criação de um armário de aço inox para laboratório

De todo o modo, eles foram expandidos, tornando-se uma importante ferramenta de marketing digital. Antes você precisava criar um blog separado do seu site, em plataformas específicas para isso. 

O Google, enxergando a popularização da ferramenta, criou sua própria plataforma de blogs digitais, que foi utilizada por inúmeras pessoas e que sobrevive até hoje com mais ferramentas de marketing digital e SEO (rankeamento nos mecanismos de pesquisa). 

O blog do marketing digital

Os blogs, uma vez que foram capazes de serem integrados a plataformas de site ou desenvolvidos dentro do canal de comunicação da empresa, passaram a realizar diversas funções dentro do marketing digital.

A primeira delas é a conversão de Leads (clientes em potencial de uma empresa). Isso ocorre porque realizamos uma pesquisa genérica nos sites de busca (google, bing, etc), ou seja, acabamos por achar blogs de sites diversos. 

Essas empresas entenderam que se um consumidor acessa diariamente seu blog para responder questionamentos ou aprender sobre algo novo, consequentemente aumentará as chances de comprar os produtos vendidos em paralelo a esses blogs. 

Mais do que oferecer brindes corporativos, que é uma excelente estratégia, os blogs geram nesses Leads a sensação de que quem está escrevendo naquele canal é uma autoridade no assunto. 

Pois bem, entre as principais vantagens de um blog para uma estratégia de marketing, estão as seguintes:

Marketing boca a boca 

As inovações tecnológicas facilitam a comunicação entre as pessoas. Agora, com uma simples mensagem é possível falar com centenas de pessoas dentro das redes sociais e aplicativos de mensagens. 

Quando uma novidade chega ao gosto popular, as pessoas tendem a compartilhá-la para que seus amigos, colegas e familiares possam ter acesso a mesma informação. Veja como é fácil a difusão de informações para um número grande de pessoas.

Imagine uma pessoa que conheça outras 200, mas em todo o seu meio social tenha contato indireto com um total de 1000 indivíduos. Essa pessoa divulga para todos uma publicação de seu blog por achar interessante, claro, não serão todas que farão o compartilhamento.

Apesar disso, se uma pequena fração, digamos que 10%, acessar e compartilhar, existe a chance dessas pessoas compartilharem com o seu meio social e irem expandindo a teia de usuários que terão acesso a suas notícias. 

Antes, isso era feito de maneira física, pessoa por pessoa indicando um salão de beleza ou  uma grafica impressao de cardapio. Agora, isso pode ser feito digitalmente e atingir um número enorme de interessados. Tudo graças a suas publicações diárias no blog.

Melhoria no SEO da empresa

Todos os conteúdos de marketing digital precisam ter dentro de sua estrutura maneiras de conseguir ranquear o site nos mecanismos de pesquisa. SEO (Search Engine Optimization), que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas realiza esse trabalho.

Existem diversas formas de conseguir que uma negócio seja melhor ranqueado nesses mecanismos de pesquisa como:

  • Design interativo do site;
  • Responsividade e funcionalidade para diferentes plataformas;
  • Uso de palavras-chave de forma estratégica;
  • Referenciando os sites em canais externos;
  • Tempo que o consumidor passa dentro dos sites;
  • Pagar para que seu site seja visto.

Dentre essas formas de ranquear o site, os blogs são responsáveis por algumas delas. A primeira são as referências que o blog leva para outros sites e redes sociais. Não se pode copiar um conteúdo de um blog, pois a empresa pode ser punida por plágio.

Mas você pode citar esses blogs em um texto e usar links para referenciá-los como pilar argumentativo de alguma discussão. Por consequência, o site da empresa é beneficiado.

O segundo, é o tempo que uma pessoa fica dentro de um blog interagindo com a página. Seja por computador ou por celular, ler um artigo exige que a pessoa fique interagindo com as páginas. 

Isso faz o algoritmo dos mecanismos de pesquisa entenderem que aquele site é relevante, assim ele passará a indicá-los para mais pessoas que fazem pesquisas parecidas. É como um adesivo para vitrine que marca um negócio de rua e chama a atenção das pessoas. 

O terceiro é a possibilidade de usar palavras-chave dentro de qualquer texto. Essas palavras são estrategicamente colocadas para ajudar o blog e o site a serem encontrados de maneira mais fácil, ou seja, com pesquisas simples.

Das diferentes maneiras de fazer um site ser localizado, somente com o blog podemos colocar grande parte delas. Poderíamos ir além e dizer sobre a estrutura do texto para melhorar o ranqueamento de acordo com o designer da página do site e do blog.

Todas essas ferramentas trabalham unidas para conquistar o máximo de público possível. E o interessante é que todo negócio, como uma empresa de aluguel de geradores, uma pessoa que vende cursos ou do segmento de construção civil, podem ter um blog. 

Baixo custo e alto benefício

Toda estratégia de marketing digital deve ser vista como um investimento e não como um custo, mas ainda estamos engatinhando nessa discussão. Fazer empresários que detêm empresas há décadas investirem no ramo digital pode ser um grande desafio. 

Por isso, se você está nesse processo ou se é um empreendedor que deseja aumentar seus ganhos, tenha em mente que os blogs são baratos e fáceis de manter. Artigos não precisam ser necessariamente grandes e você pode contratar pessoas para fazê-los. 

Pela alta demanda, diversas empresas de marketing digital contratam redatores especializados para alimentar os blogs com um preço acessível. Caso não esteja disposto a fazer esse investimento, você mesmo pode escrevê-los, baseando-se em concorrentes. 

Um plano de marketing tem um tempo de 12 meses e tende a dar resultados vistosos após quase 250 dias, é como aparelho para testes de alta descarga, você está desejando que o investimento possa te dar as informações e resultados diretos. 

Se está com um pé atrás, considere começar com um blog falando de temas que você gosta e tem facilidade para escrever. Siga uma estrutura de começo, meio e fim, mas não esqueça de manter a constância das publicações. Verá que os benefícios serão incríveis. 

Considerações finais

Vimos no artigo diversos benefícios que um blog pode incrementar na sua estratégia de marketing. Eles são responsáveis por chamar um público desconhecido para consumir conteúdo dentro de sua página. 

Ademais, tráfego orgânico, que são os acessos que vieram de maneira gratuita, a geração de autoridade no assunto e a melhoria do ranqueamento de sites de pesquisa mostram  como criar um blog pode ser positivo.

Por fim, precisamos falar da melhoria da escrita e do hábito da leitura que os blogs proporcionam. Apurar assuntos fará o empreendedor crescer e aprender muito mais com diferentes situações referentes ao seu segmento.

Todo esse aprendizado poderá ser utilizado como uma tenda piramidal, ou seja, para proteger você das novidades e surpresas que outras campanhas de marketing podem causar. 

E esses foram os principais pontos de como um blog pode ajudar na estratégia de marketing da sua empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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