05/05/2021 às 13h25min - Atualizada em 06/05/2021 às 19h40min

Tampere, a “Capital Mundial da Sauna’’, candidata-se para se tornar a Capital Europeia da Cultura

DINO


Tampere é famosa por ter mais saunas públicas do que qualquer outra cidade da Finlândia. Agora a autodeclarada “capital mundial da sauna” quer ser também a Capital Europeia da Cultura em 2026.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210505005870/pt/

In sauna we all are equal. That is what we say in Finland.” Photo: Laura Vanzo / Visit Tampere

In sauna we all are equal. That is what we say in Finland.” Photo: Laura Vanzo / Visit Tampere

In sauna we all are equal. That is what we say in Finland.” Photo: Laura Vanzo / Visit Tampere

Os finlandeses dizem que na sauna todos são iguais. O projeto Tampere26 escolheu a Igualdade como tema principal para seu ano Capital da Cultura.

A candidatura Tampere26 foi criada em torno dos valores de igualdade, diversidade, acessibilidade e sustentabilidade. O objetivo é aumentar a igualdade através da cultura, discutir questões sociais e ambientais, aumentar a diversidade e união e trabalhar em uma identidade europeia comum.

“A igualdade é um direito fundamental dos cidadãos da União Europeia desde a sua fundação. O slogan ‘Equally European’ [Igualmente Europeu] é um projeto de desenvolvimento de longo prazo em que convidamos os europeus a cuidar da igualdade, um valor que está ameaçado. Ainda temos muito que aprender sobre esse assunto”, afirmou o diretor do Projeto Tampere26, Perttu Pesä.

A Finlândia tem uma grande história com respeitoàigualdade. Foi o primeiro país a conceder direitos políticos plenos às mulheres em 1906 e Tampere desempenhou um papel significativo nesse processo. Em 1905, um total de 40 mil pessoas se reuniram na praça central de Tampere para exigir o sufrágio geral.

O programa cultural de Tampere26 promete acontecimentos de enriquecimento cultural, desde shows massivos a eventos de pequena escala, como festas em vilas nas áreas rurais da região de Tampere. Com Tampere, participam deste projeto 19 municípios da região.

O balé Moomin on Ice é realizado na novíssima Uros Live Arena, um local para mais de 13 mil espectadores. Por outro lado, algumas atividades ocorrerão nos parques nacionais distantes da cidade.

Tampere26 comemora a inauguração da extensão do Tampere Art Museum e, ao mesmo tempo, dedica parte do programaàvibrante cultura do skate. Claro, a sauna também está incluída. O programa está compilado a partir de mais de 1 mil propostas e foi desenvolvido em cooperação com 150 parceiros internacionais.

O orçamento operacional de Tampere26 para o período de sete anos (2021-2027) é de 53,18 milhões de euros. A seleção final será feita por um painel de especialistas europeus em 2 de junho de 2021. A escolha será entre Tampere, Oulu e Savonlinna.

Mais informações no site: https://tampere26.fi/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Diretor de Projeto

Perttu Pesä

tel.: +358 50 587 6200

e-mail: perttu.pesa@tampere.fi


Fonte: BUSINESS WIRE
Notícias Relacionadas »