05/05/2021 às 10h35min - Atualizada em 05/05/2021 às 19h40min

Dicas de viagem: como se organizar e o que levar

É bastante comum uma viagem não ocorrer da forma planejada devido a uma série de fatores. Para evitar que isso ocorra, é vital que haja uma boa organização dividida em várias etapas.

DINO
https://www.mvck.com.br/
Saiba como se organizar e o que levar na viagem


O fato de que viajar contribui positivamente para melhorar vários aspectos da vida não é nenhuma novidade. Porém, uma pesquisa encomendada pela Booking.com revela com dados que realizar uma viagem torna quem pratica mais aberto a novas oportunidades.

De acordo com o questionário que incluiu pessoas de 20 países, 74% dos entrevistados brasileiros afirmaram uma evolução na sua confiança após a experiência de uma nova viagem. Além disso, 22% dos contribuintes apontaram influência direta na mudança de emprego, 18% mudaram de relacionamento após viajar, e 42% se sentiram encorajados a buscar um lugar completamente novo para residir.

Um dos assuntos mais importantes quando se trata de viagens é justamente como organizar e planejar todo o programa. Essa questão é comum e polêmica, pois muitas pessoas defendem que não é divertido planejar tudo e que o descanso acaba se tornando enfadonho. Pensando nisso, esse conteúdo inclui:

Como planejar uma viagem?

Antes que a viagem comece, é muito provável imaginar que ela seja perfeita, sem nenhuma burocracia, atrasos ou custos inacessíveis. É justamente para colocar os pés no chão que a fase de planejamento é necessária.

É de vital importância seguir algumas dicas de viagem valiosas para incluir no planejamento, tornando-o mais completo.

Tipo de descanso/atividade

Muitas vezes é comum estar cansado da rotina de trabalho e responsabilidades, desejando um tempo de descanso mais pacífico e calmo, e acabar selecionando um destino com atividades que vão de manhã até de noite.

Apesar de a experiência de conhecer um novo lugar ser incrível, pode ser que as férias não sejam desfrutadas como desejado se não for considerado antes que tipo de atividade fazer, sendo que ir para praia, para as montanhas ou para um resort são opções muito distintas. 

Pesquisa de destinos

Entre as dicas de viagem, destacam-se alguns pontos indispensáveis: escolher mais de um destino, justamente para que diferentes quesitos do local pretendido sejam avaliados.

Por exemplo, supondo que destino escolhido foi ir para a Ásia nas férias. E, Logo em seguida, o cliente descobre sobre as exigências de documentação, vacinas extras e custos, percebendo que não vai conseguir providenciar tudo a tempo de fechar a viagem.

Por isso, a sugestão é selecionar alguns destinos com níveis de complexidade diferentes para descobrir qual atende melhor às necessidades levantadas após uma investigação mais detalhada.

Avaliação de custos

Com mais de uma opção de destino nessa fase fica mais fácil comparar preços de transporte, estadia e custo de vida no local para entender qual deles atende melhor às expectativas e está mais de acordo com as possibilidades do momento.

Considerar todos os custos e ter uma estimativa de gastos por dia de viagem é também extremamente necessário, além de uma reserva para ser acessada em caso de emergências.

Como se organizar para uma viagem?

Depois de ter a viagem planejada, a dica é organizá-la, de forma que são passos mais detalhados que podem ajudar a ficar tranquilo quanto às escolhas feitas.

Documentação

É importante separar toda a documentação exigida com antecedência, tanto a do viajante como daqueles que vão acompanhá-lo – amigos, namorada, família – para evitar problemas com o grupo.

Verificar se existem exigências específicas e preparar-se para elas, inclusive os documentos que serão pedidos no aeroporto e que podem ser úteis no destino, é outro passo vital na organização da viagem. Não é necessário levar o título de eleitor, por exemplo, mas não se pode esquecer a CNH para um eventual aluguel de veículos.

Estadia

É recomendado fechar com antecedência as estadias, que podem inclusive ser em locais diferentes, o que exige atenção, por exemplo, aos horários de check-in e check-out.

Entre as dicas de viagem mais importantes está analisar todos os fatores, como se tem refeições inclusas, para organizar melhor como serão os dias e não ser surpreendido por uma informação não lida no canto da página.

Roteiro dos passeios

Por fim, é possível organizar os roteiros dos passeios, incluindo se é possível ir nos pontos turísticos de forma autônoma e utilizando o transporte público local, ou optar por excursões com empresas especializadas e guias turísticos.

É interessante ressaltar que roteiro deve ser realista, sem inserir um número muito elevado de atividades em poucos dias de viagem. Deixar também alguns intervalos pode ser muito útil, pois mesmo em férias, emendar atividades pode ser cansativo e desgastar o turista já no começo do passeio.

O que não pode faltar na mala?

Ao planejar e organizar corretamente as férias seguindo as dicas de viagem acima será mais fácil lembrar do que não pode faltar na mala. A dica aqui é criar uma lista dos itens com pelo menos uma semana de antecedência, pois assim o turista terá tempo para incluir algo sempre que lembrar.

Apesar disso, a recomendação é tentar ser básico, já pensando em quais modelos de roupa usar, já com o roteiro em mãos. Se o destino é um lugar muito quente, pode-se adicionar uma blusa por segurança, mas não faz sentido variar entre duas ou três opções de frio, por exemplo.

Bonés

Os bonés são importantes para um local mais quente e ensolarado, mas também são acessórios que garantem estilo e praticidade para o penteado, podendo portanto estar na mala independentemente do destino.

Camisetas

Difícil não precisar de uma camiseta, seja básica ou mais sofisticada, em uma viagem. Portanto, incluir diferentes opções já pensando com quais itens e acessórios cada uma delas pode ser combinada é sempre uma opção viável.

Diferentes modelos podem ser usados em atividades casuais do dia ou mesmo à noite, sendo chaves para evitar uma mala enorme.

Óculos de Sol

O óculos de sol é um item indispensável na mala de viagem. Mais do que acessórios, os óculos garantem proteção contra os raios solares, sendo recomendados na praia, com sol escaldante, ou para um local com neve – no qual a claridade reflete e incomoda os olhos.

Portanto, as dicas para viagem são úteis para planejar, organizar e garantir que nenhum item importante para seja esquecido, o que proporciona férias mais relaxantes e tranquilas.



Website: https://www.mvck.com.br/
Notícias Relacionadas »