26/04/2021 às 17h55min - Atualizada em 27/04/2021 às 00h00min

Cinco cuidados que evitam dor de cabeça na compra de um carro usado

Ótimos produtos, baixa nas taxas de juros para financiamento e boas oportunidades. Esses são alguns dos fatores que têm levado mais pessoas a optarem por um carro usado. Apenas no último mês de março, houve uma alta de 38,5% no volume de veículos seminovos vendidos no país na comparação com o mesmo mês em 2020, de acordo com dados da (Fenabrave). Muitos são os benefícios, ao mesmo tempo em que são necessários cuidados.

DINO
https://carzen.com.br/


Ótimos produtos disponíveis no mercado, baixa nas taxas de juros para financiamento e boas oportunidades de negócio. Esses são alguns dos fatores que têm levado cada vez mais pessoas a fecharem negócio na compra de um carro usado. Apenas no último mês de março, houve uma alta de 38,5% no volume de veículos seminovos vendidos no país na comparação com o mesmo mês em 2020, de acordo com dados da Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave).

Muitos são os benefícios em aproveitar as boas oportunidades, ao mesmo tempo em que são necessários cuidados para que o negócio não vire dor de cabeça para o novo dono. "Todo veículo usado tem um histórico, que pode ser bom ou ruim. Saber a procedência dele antes da compra evita muitos problemas e gastos futuros", explica Gustavo Milsztayn, especialista no mercado de carros usados e CCO do Carzen.

Quem pretende trocar de carro por algum seminovo disponível no mercado, precisa tomar alguns cuidados necessários antes de fechar negócio.

A compra na internet e a importância do teste drive

As buscas e negociações online são fortes tendências para o mercado de carros usados. Ao mesmo tempo em que a internet facilita quem possui um produto para vender e aquele que tem interesse na compra, é fundamental sempre considerar o teste drive.

Uma dica prática é, se possível, circular por locais comuns à família, além de se certificar que o modelo agrada também a outros membros da casa.

Informações sobre o modelo

Alguns veículos são mais difíceis de vender no Brasil, outros possuem uma maior desvalorização, enquanto determinados modelos estão entre os favoritos entre os brasileiros. Ao escolher um carro usado é importante estudar sobre o modelo a ser escolhido para entender o contexto do veículo, já considerando o futuro momento de revender o carro, além de conferir avaliações sobre o uso do modelo partindo de atuais proprietários.

Histórico do veículos

Quando um automóvel usado é comprado, junto dele, vem também todo o histórico desse veículo. Por isso, um dos cuidados mais importantes ao fechar negócio é verificar o passado do carro para evitar surpresas desagradáveis.

"Caso a pessoa compre um carro e depois descubra que ele já foi vendido em um processo de leilão anteriormente, por exemplo, o novo dono pode não conseguir sequer fazer um seguro do automóvel, fora os problemas de danos estruturais do veículo que podem vir a acarretar. Verificar o histórico do veículo também garante uma boa negociação com informações cruciais para isso, como a correta quilometragem", ressaltou Gustavo Milsztayn, cofundador do Carzen.

O Carzen, por exemplo, é um buscador de dados de carros seminovos que possibilita a verificação do histórico veicular. Com a consulta utilizando a placa do automóvel, é possível saber a procedência do carro, conferir indícios de sinistros e de remarcação de chassi, se o automóvel já esteve em leilões, dados originais do veículo, entre outros.

Referências da loja

Mesmo que a pesquisa pelo carro usado seja feito através da internet, uma dica fundamental é sempre conferir as referências da loja anunciante do veículo. Na compra do seminovo é importante consultar informações através de sites confiáveis, que tenham avaliações de clientes, A atenção ao escolher bem a empresa para a compra evita dores de cabeça no momento da negociação e também no pós-vendas.

Conservação do carro

Um passo básico, mas importante, é a verificação do estado de conservação do carro. Para isso, a dica é sempre conhecer o carro pessoalmente, e de dia, antes de fechar o negócio. Funcionamento do ar-condicionado e dos vidros elétricos, estado dos pneus, manual do automóvel e os certificados de revisões do veículos são itens que devem ser conferidos durante a verificação do carro.



Website: https://carzen.com.br/
Notícias Relacionadas »