Exclusivo Cartão Marisa - 25% acima de 100 - site todo
01/06/2020 às 01h04min - Atualizada em 01/06/2020 às 01h04min

Zenaldo Coutinho anuncia primeira fase do plano de retomada econômica

O prefeito de Belém, anunciou na noite deste domingo, 31, as medidas do plano de retomada econômica do município que passa a valer.

Produzido por Adriana Pereira
Agência Belém
Créditos da Imagem: Lauro Lima

A partir desta segunda-feira, 01 de junho, com a volta das atividades que estão na primeira fase do plano.


A Prefeitura de Belém, por meio das secretarias municipais de Saúde (Sesma) e Economia (Secon) e o Comitê de Retomada das atividades no município, definiram o plano de flexibilizações progressivas para reabertura econômica na capital, partindo de estudos técnicos das áreas da saúde e economia e, ainda, de diálogos permanentes com os diversos segmentos, tanto de setores econômicos como religiosos, empresários, trabalhadores e, também, de representantes dos Ministérios Públicos do Estado e Federal.

“Organizamos em Belém, um comitê com representantes de diferentes setores da sociedade para que pudéssemos analisar, estudar e também definir novos caminhos para nossa cidade, em razão de indicadores da saúde pública e também da economia”, disse Zenaldo Coutinho. “Nesta segunda-feira nós estaremos publicando um decreto municipal, que muito converge com os estudos também feitos pelo Estado, mas que trazem uma especificidade do município como, por exemplo, os shoppings centers e salões de beleza só estão programados para abrirem na próxima quinta-feira. As igrejas podem abrir a partir de amanhã com apenas 15% da ocupação de seus espaços”, completou.

“Temos condicionantes que dependem de monitoramento durante os próximos três dias, como os indicadores da saúde pública, indicadores do nível de aglomeração, e a quantidade de leitos disponíveis no sistema público de saúde”, explicou ainda o prefeito de Belém.

A prefeitura vem atuando, mesmo antes do início da pandemia na capital, com medidas para o combate à propagação do novo Coronavírus.

Ainda de acordo com as orientações previstas no decreto, que deve ser publicado logo no início da manhã desta segunda, se faz necessário seguir com medidas protetivas, como uso de máscaras, álcool em gel, isolamento social, sobretudo para pessoas como os diabéticos, hipertensos, cardiopatas e os idosos. “Precisamos manter o foco para evitar o retorno da pandemia dentro de Belém”, seguiu Zenaldo em vídeo divulgado nesta noite.

“Para isso, cada um de nós deve exercer o papel importante de garantir o isolamento social e preservar todas as medidas e protocolos para que a gente continue avançando, e, com isso novas atividades possam ser liberadas”, finalizou o prefeito de Belém.


Tags »
Notícias Relacionadas »