15/04/2021 às 08h35min - Atualizada em 15/04/2021 às 09h20min

Como o IoT tem auxiliado empresas de delivery

A inovação vem nessa retirada, já que por meio do aplicativo, tudo é facilitado

DINO


IoT é assunto muito discutido pelo time de desenvolvimento das empresas mais atualizadas em delivery e cada vez mais as empresas têm investido nisso para trazer inovação ao segmento. O resultado vem sendo muito positivo.

IoT ou Internet das Coisas é a descrição da rede de objetos físicos ("coisas") que são incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos. e sistemas pela internet.

Um exemplo disso, foi uma parceria realizada no Espírito Santo, entre uma empresa de logística e um shopping local. É oferecido aos consumidores um armário inteligente, em que o cliente faz um pedido, que é executado pelo restaurante e, quando está pronto, seja uma pizza, um sanduíche, uma porção, ou qualquer outro alimento, esse estabelecimento deixa o prato alocado em uma pequena porta desse armário para ser retirado pelo cliente. A inovação vem nessa retirada, já que por meio do aplicativo, que necessita de um cadastro prévio, é feita a identificação via reconhecimento facial para a liberação da porta e coleta do pacote.

Outra funcionalidade oferecida é a retirada pelo próprio entregador parceiro no caso de horário de pico, já que o restaurante pode usar esse armário. A forma de reconhecimento facial é a mesma, porém acessada em uma área destinada aos entregadores no aplicativo.

Em relação a investimentos, vive-se em um cenário bem mais democrático, já que hoje é possível pagar cerca de 200 dólares em uma placa que antigamente custava mil dólares. Todo esse movimento é benéfico para o cliente final e impulsiona essa busca das empresas de delivery por melhorias constantes.

Uma possível tendência para 2021 é os aplicativos de delivery além de já permitir que o consumidor acompanhe o pedido, mas passe a ter acesso a retirada no armário inteligente.

*Paulo Norato é PMO na Box Delivery, especializada em soluções tecnológicas para serviços de logística - boxdelivery@nbpress.com.

Notícias Relacionadas »