06/04/2021 às 10h52min - Atualizada em 06/04/2021 às 11h20min

Estratégias de marketing digital são as maiores fontes de crescimento das marcas durante a pandemia

Mais de um ano depois do surgimento do novo coronavírus, o comportamento dos consumidores mudou e exige adaptação das marcas e é importante entender como driblar os efeitos da pandemia nas empresas através do marketing digital.

DINO
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Marketing digital é essencial para as empresas


O novo coronavírus (SARS-Cov-2) impactou a economia global e levou muitas empresas a fecharem as portas ou cortar custos, enquanto isso, os consumidores continuam apertando o orçamento e reduzindo gastos.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, 31% das empresas mudaram totalmente seu funcionamento, enquanto 58,9% das empresas interromperam suas operações durante a pandemia. Ainda segundo a pesquisa, 41% das empresas mudaram sua forma de entregar seus produtos e serviços. E a pergunta que fica é: como melhorar os resultados da empresa na pandemia e em meio a um lockdown?

Marketing Digital: o herói dessa história

Em algumas empresas, a primeira área a receber cortes em tempos de crise é o marketing, mas essa estratégia, na realidade, pode ser um verdadeiro "tiro no pé". Estratégias de marketing bem estruturadas podem ajudar as marcas a ultrapassar e até a crescer durante a crise, reforçando sua autoridade e popularidade.

O marketing digital já é realidade na maioria das empresas, e tudo indica que os canais digitais devem seguir crescendo, especialmente durante a pandemia. Um dos grandes responsáveis por levantar o marketing digital é o próprio isolamento social, que cancelou eventos presenciais e estimulou o e-commerce, reuniões e os encontros virtuais.

O resultado é um só: nunca tantas pessoas estiveram on-line, acessando redes sociais, mecanismos de pesquisa e mídias digitais em geral.

"Muitos dos que estavam acostumados a ir até um estabelecimento para buscar um produto, adaptaram suas rotinas durante a crise e passaram a viver on-line. Não é apenas um aumento da quantidade de pessoas on-line, existe também uma grande mudança no padrão de comportamento da sociedade como um todo", diz André Ferreira, CEO da empresa de consultoria Tropicália Marketing.

Com toda a atenção voltada para o digital, o especialista em marketing digital avalia que "Agora, mais do que nunca, é hora de ouvir os consumidores, trabalhar seu posicionamento e se adaptar à nova realidade para gerar empatia. Entender o público-alvo e adaptar as estratégias resultará em uma melhor capacidade de conversão".

Edgar Henrique, que é Co-founder da TradingWorks, concorda. Segundo ele, este é o momento das empresas se tornarem protagonistas, sem omissão ou oportunismo. "Ser protagonista significa entregar benefícios reais para ganhar a confiança do cliente e entregar soluções que façam a diferença. É preciso cuidar para ser empático com o momento e adotar um tom nas campanhas que faça as pessoas entenderem que você está ali para ajudá-las", diz.

Como dar vida a este roteiro

Um dos mitos do Marketing Digital é que é preciso gastar rios de dinheiro para aparecer e extrair resultados com estratégias digitais. Porém, de acordo com dados extraídos das consultorias realizadas pela Tropicália Marketing, para estar presente, atualizar os canais de comunicação, as redes sociais e impactar novos clientes, exige mais criatividade e força de vontade do que qualquer outra coisa.

Os usuários tendem a se conectar com empresas que compartilham conteúdos, geram empatia e "alimentam" seu público com conteúdos relevantes. A aquisição de forma orgânica se torna, agora, mais valiosa do que nunca.

De acordo com Giselle Suardi, apresentadora e especialista em comunicação, "Reforçar o Branding é fundamental para qualquer empresa. Você precisa existir para ser lembrado! Reforçar sua marca e comunicar da forma correta é o básico, mas não para por aí: investir tempo e foco é crucial, dificilmente sua marca ficará para trás", diz.

Segundo Ferreira, quem deseja crescer no meio digital precisa controlar o ambiente e entender como ele reage às suas ações para, a partir daí, reforçar ou abandonar uma estratégia. "A maior inovação neste momento, é aquela que a gente ainda não descobriu. Então, se pensarmos em estratégias para crise do ponto de vista de marketing e comunicação, temos que testar, testar e testar. Aprendendo com cada erro, e principalmente entendendo porque alguma coisa não deu certo, é que teremos o conhecimento necessário para chegar numa estratégia vencedora, ou minimamente adequada neste momento de crise", conclui.

Desde 2015, a Tropicália Marketing trabalha com estratégias digitais para empresas inovadoras do Brasil, com mais de 1 milhão de pessoas impactadas digitalmente, trabalha em busca de resultados positivos para mudar a realidade das empresas. Mais informações em https://tropicalia.marketing



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