18/03/2021 às 16h41min - Atualizada em 21/03/2021 às 00h00min

Obra infantojuvenil “Amiga Lata, Amigo Rio” ganha as telinhas

Depois de 19 anos de vida e com uma também longa presença de mais de 10 anos nos palcos, a obra infanto-juvenil “Amiga Lata, Amigo Rio” de Thiago Cascabulho estreará no youtube como desenho animado no próximo 22 de março, dia internacional da água.

DINO
http://www.projetodouradinho.com.br


Tanto o livro quanto a animação fazem parte do Projeto Douradinho, programa de incentivo à leitura e educação ambiental. O projeto incentiva que crianças e professoras sintam, pensem e ajam em defesa dos rios e matas ciliares, guiados pelo personagem cascudo Douradinho. Em todos estes anos foram cerca de 300 cidades participantes do projeto, de 18 estados, contabilizando atuação em mais de 1500 escolas.

"Impedidos de ir até as escolas por conta da pandemia, direcionamos nossa energia na criação de diversos produtos audiovisuais, como este desenho animado que agora vai ganhar o mundo", conta Thiago Cascabulho. Também segundo ele, a animação é um recurso para aproximar ainda mais a história do peixinho das crianças menores: "O público-alvo do Projeto Douradinho são os alunos do 3º, 4º e 5º anos, mas sempre houve um grande interesse também entre as crianças e educadoras da educação infantil. Este desenho animado é uma forma de melhor levar o projeto até elas também".

Narrada, roteirizada e dirigida pelo próprio Thiago, a animação foi montada sobre um grande poema inspirado na literatura de cordel. Com desenhos e animação de Halisson Gama, a aventura do peixinho é contada por três palhacinhas, "atrizes" em um palco formado por ilustrações, texturas, fotomontagens e vídeos. A animação também presta homenagem ao espetáculo "O Cascudo Douradinho" do Coletivo Sala Preta, que há mais de 10 anos leva o Douradinho para o mundo do teatro. A trilha sonora da animação tem a assinatura de Bianco Marques, músico e ator deste coletivo teatral.

A animação "Amiga Lata" foi patrocinada pela Paranaíba por meio da lei federal de Incentivo à Cultura em 2020. Em 2021, o Projeto Douradinho é patrocinado pela Elera Renováveis e pela CTG Brasil. Qualquer pessoa pode ter acesso gratuito aos materiais e participar do projeto pela internet.



Website: http://www.projetodouradinho.com.br
Notícias Relacionadas »