11/07/2020 às 16h36min - Atualizada em 13/07/2020 às 16h36min

Paraense vence prêmio de Física

Blog da Franssinete Florenzano
Reprodução


O internacionalmente renomado professor doutor Luís Carlos Bassalo Crispino, titular da Universidade Federal do Pará, venceu a segunda edição do Prêmio Ernesto Hamburger para Divulgação Científica em Física, por seu grande empenho na popularização das Ciências Físicas. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Física, desde 2008 ele coordena o Museu Interativo da Física da UFPA. Também é um dos criadores do Núcleo de Astronomia da Universidade e o responsável pela série de vídeos no Youtube “Faça Física”.
 
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, cuja presidente, professora Anaíza Vergolino, liderou as homenagens de todo o Silogeu ao ilustre pesquisador; revisor de periódicos internacionais, como Nature Physics, Physical Review Letters e Physical Review D., o professor Bassalo Crispino atua com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, principalmente nos temas Teoria Quântica de Campos em Espaços-Tempos Curvos, Buracos Negros e Análogos, Emissão de Radiação por Cargas Aceleradas. Atua também nas áreas de Divulgação Científica e História da Ciência e da Tecnologia na Amazônia.
 
No próximo dia 17, após a Assembleia Geral Ordinária da Sociedade Brasileira de Física, o professor Crispino fará palestra abordando a sua produção, que é vasta e diversificada, atingindo públicos diversos, inclusive alunos do Ensino Médio, aos quais ensina as descobertas da Física do século XX e XXI e avanços tecnológicos. 
 
O mestre e doutor Crispino teve propostas aprovadas em editais do CNPq sobre “Meninas Amazônidas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação” e “Experimentando Ciência na Escola: proposta de Instituições de Ensino associadas no Norte do Brasil”. 
Notícias Relacionadas »