10/03/2021 às 15h44min - Atualizada em 10/03/2021 às 16h20min

Construção modular em containers dispara após histórica alta dos preços dos materiais de construção tradicional

Custo dos materiais cresceu 80% no último ano juntamente à mão de obra, tornando a construção tradicional até 25% mais alta.

DINO
http://www.ekontainers.com.br


A pandemia do novo coronavírus não abalou só a saúde da população, mas também tem impactado o sonho de conquistar a casa própria. O índice que mede o movimento dos custos de construções habitacionais, o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção Civil) apresentou uma alta histórica, acumulando mais de 8,5% em 2020.

Além disso, a mão de obra também subiu no ano passado e em 2021 a previsão ainda não é de melhora. Entre os produtos, as estruturas metálicas estão 50% mais caras e o preço de tubos e conexões aumentou quase 40%. Cimento, pisos e tintas, tiveram reajustes na casa dos 20%. Levando em consideração só os materiais, os aumentos representaram 25% maior nas despesas finais da obra.

Mas uma solução inovadora, sustentável, mais rápida e mais barata tem sido a saída para quem quer realizar o sonho da casa nova, ou do próprio negócio. A construção modular em container não gera resíduos nem desperdícios durante a obra, que é até 5 vezes mais rápida que a construção tradicional e tem custo até 30% mais baixo. Tudo isso sem o uso de água nem de cimento.

Foi-se o tempo em que tijolo, bloco e cimento eram as únicas garantias de uma construção segura, bonita e duradora. O reaproveitamento de containers marítimos, adequados para a construção modular é tão segura quanto. As grandes caixas são trabalhadas em fábrica e montadas no terreno, que nem precisa de alicerce para a instalação. Basta viabilizar o acesso de caminhões e guindastes para o descarregamento.

A versatilidade é uma outra grande vantagem, como lembra Thomaz Yves, engenheiro e CEO da Ekontainers, construtech de Cuiabá especializada em construções em containers: "Como a construção é feita em fábrica, os containers chegam 95% pronto ao local de instalação, reduzindo a demanda de mão de obra e atrasos. Além disso, é possível construções de todos os tamanhos e modelos, vários pavimentos, de acordo com necessidade e orçamento disponível. É como se fossem peças de lego para montar."

Feito de aço cortem, um metal nobre resistente, os containers usados na construção recebem isolamento termoacústico com lã de pet, um tipo de manta acrílica, derrubando mitos como barulho e temperatura. Além disso, a estrutura recebe uma pintura automotiva especial, que repele os raios ultravioletas, trazendo ainda mais conforto térmico. Segundo Thomaz, desde o início da pandemia, a procura pela construção modular em container teve um aumento em torno dos 60%.

Para saber mais basta acessar: www.ekontainers.com.br



Website: http://www.ekontainers.com.br
Notícias Relacionadas »