22/01/2021 às 16h18min - Atualizada em 28/01/2021 às 11h12min

4 dicas para aumentar as vendas no ponto de venda físico e digital

A sinergia entre as estratégias de venda ajudam marcas e negócios a potencializar resultados

https://www.gofind.online/ Luna
Por Marina Oliva da Conceição
Divulgação

Consolidado no Brasil já há alguns anos, com a pandemia e o isolamento social, o e-commerce cresceu ainda mais rápido: de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apenas entre os meses de março a julho, o país ganhou 150 mil novas lojas virtuais. Com o impulso, empreendedores, do pequeno ao grande, começaram a entender a importância de investir em estratégias também no digital para alavancar sua loja física. Seja com um site eficiente, mídias sociais, anúncios ou uma boa ferramenta de localização de produtos nas proximidades e compras online. 

Pensando em ajudar quem quer aumentar as vendas, seja no ambiente  online  ou offline, a Gofind, localizador de produtos que utiliza inteligência artificial para ajudar marcas a mostrar para o consumidor onde encontrar produtos disponíveis, listou quatro dicas essenciais. Confira:

Google Meu Negócio
A ferramenta facilita que uma empresa seja encontrada na rede de pesquisa ou no Google Maps. Assim, fica disponível para o usuário diversas informações, como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções. Com o Google Meu Negócio, pequenos varejistas podem aumentar a sua presença digital e vender online sem a necessidade de ter um site ou e-commerce.

Exibição dos Produtos
Seja na loja física ou online, exibir produtos demonstrando sua aparência real e informações corretas é essencial. O consumidor tende a se sentir enganado e traído caso a cor, tamanho, sabor ou textura, por exemplo, do produto que comprou seja diferente da informada. No caso das vendas virtuais, vale atentar-se ao cadastro dos produtos com imagens, descrições e a maior quantidade possível de informações técnicas condizentes com a realidade, mas sem perder a argumentação de venda necessária.

Qualidade no Atendimento
Um atendimento ruim pode até fazer com que o cliente finalize a compra na loja e goste do produto, mas o fará pensar duas ou mais vezes antes de voltar a comprar no mesmo local. Por isso, é essencial focar em um atendimento dedicado e atencioso, independente do canal, seja ele digital, por telefone ou presencial. Neste caso, uma dica valiosa é focar em estratégias de venda omnichannel, além de estudar constantemente as mudanças nos hábitos de consumo e comportamento do cliente. 

Hot Points
A experiência do consumidor no ponto de venda deve ser previamente pensada e planejada, desde a escolha da vitrine, acessibilidade, até a iluminação - tudo isso importa quando o objetivo é convencer alguém a comprar na sua loja. Estes locais de destaque para a exibição de um produto são conhecidos como “hot points” e é importante saber utilizá-los à seu favor. Na loja física, os hot points podem ser explorados com prateleiras na altura da vista, itens que têm maior saída perto do caixa, entre outras. Já no digital, pode-se explorar este conceito destacando produtos nas plataformas de localização e venda.


Notícias Relacionadas »