30/11/2020 às 10h43min - Atualizada em 30/11/2020 às 10h48min

Arquitetos abordam tecnologia, diversidade e natureza em evento sobre fachadas

Durante o DOMO, evento de inovação em fachadas, grandes nomes da arquitetura mostraram a importância de entender o contexto cultural, climático e de explorar o potencial do entorno sem abrir mão da tecnologia

DINO
http://www.cebrace.com.br


Nesta última terça-feira, dia 24 de novembro, a Cebrace realizou em parceria com as empresas Schüco e Eastman a segunda edição do evento DOMO, desta vez totalmente on-line.

Voltado para o público de arquitetura e consultores de fachadas, o encontro contou a participação de grandes nomes da arquitetura, como Patrik Schumacher, do escritório Zaha Hadid Architects; Douglas Tolaine, do Perkins&Will SP; e Vinicius Andrade, do Andrade Morettin Arquitetos Associados. A curadoria foi da Architecture Hunter, por Amanda Ferber, que realizou a abertura do evento.

A primeira apresentação ficou por conta de Douglas Tolaine, que apresentou cases de fachadas atemporais valorizando o entorno e a conexão com a diversidade. Ressaltando o uso das formas orgânicas, das sensações e da vegetação como fatores de destaque, Douglas mostrou projetos que priorizam a integração entre espaços por meio dos vidros, e ainda abordou a importância de as fachadas serem pensadas em 360°, e não apenas por um de seus ângulos.

O evento seguiu com a participação do arquiteto Vinicius Andrade. Para Vinicius, a arquitetura é um conhecimento acumulado culturalmente e parte da necessidade de se pensar o meio em que vivemos antes mesmo de apresentar as soluções. Ele ainda explicou sobre uma pesquisa realizada acerca da arquitetura e sistemas construtivos de diferentes regiões localizadas na chamada faixa Zona Tropical Úmida. A arquitetura bioclimática, ou tropical, torna-se então o grande destaque em seus projetos.

Para encerrar, o DOMO trouxe o ilustre arquiteto Patrik Schumacher. Patrik apresentou os principais projetos de seu escritório desenvolvidos na China, país em que, segundo ele, dá mais liberdade para certos tipos de arquitetura. O escritório de Patrik, Zaha Hadid Architects, foi o grande responsável, por exemplo, pelo novo Aeroporto Internacional de Pequim Daxing (PKX), famoso pela sua grandiosidade e formato de Fênix, ou Estrela-do-Mar. A estrutura foi projetada, na época, pela arquiteta Zaha Hadid ainda em vida. Zaha faleceu em 2016 e o Aeroporto foi inaugurado em 2019.

Seja neste projeto ou em todos os outros apresentados por Patrik, é possível observar a genialidade de suas obras. São estruturas complexas que trazem muita transparência, conexões, diferentes níveis, átrios grandiosos, intervisibilidade entre os espaços, muitos andares, terraços, praças, jardins. Espaços compartilhados que mexem com as sensações do ser humano e criam diferentes experiências para quem os usa.

A segunda edição do DOMO foi idealizada pela Cebrace e realizada em parceria com Eastman e Schüco. O evento acontece anualmente e é voltado para o público de arquitetos com o objetivo de discutir as tendências em fachadas no Brasil e no mundo.



Website: http://www.cebrace.com.br
Notícias Relacionadas »