Exclusivo Cartão Marisa - 25% acima de 100 - site todo
27/11/2020 às 14h26min - Atualizada em 28/11/2020 às 00h00min

Como a Mentoria Empresarial pode ajudar empresas a superar a atual crise

Segundo o mentor empresarial Fabio Moreira, a mentoria é um dos recursos mais utilizados por empresas e pessoas de sucesso para superar a atual crise económica.

DINO
https://ofabiomoreira.com/
Mentoria Empresarial

Segundo o Ministério da Economia, o Brasil conta com mais de 19 Milhões de empresas ativas. Destas, mais de 2,5 Milhões de empresas foram abertas só em 2020. Ainda em 2020 mais de 866 Mil empresas foram extintas. Estes dados fazem parte do Painel Mapa das Empresas, do Governo Federal.

Um dado importante, segundo o IBGE, após 5 anos de atividade, 80% das empresas já fecharam também. Neste cenário, a mentoria empresarial pode ser utilizada para reduzir essa estatística.

Segundo o mentor empresarial Fabio Moreira, a mentoria é um dos recursos mais utilizados por empresas e pessoas de sucesso para superar a atual crise económica. É uma relação de confiança entre o mentor e o mentorado, levando ao progresso constante, auxiliando a empresa a encontrar o melhor caminho para aumentar os resultados.

Não importa a área de atuação. O mentor de negócios guia o mentorado do ponto A ao ponto B. O mentorado expõe as dificuldades e o mentor guia pelo melhor caminho. Para isso, são utilizadas práticas didáticas e de acompanhamento. Dessa forma, a jornada do mentorado será mais suave e rápida para alcançar os objetivos.

Afinal, o que é mentoria?

De acordo com o Livro Odisseia, de Homero, Ulisses foi Rei de Ítaca e um grande guerreiro. Era casado com Penélope e os dois tinham um filho chamado Telêmaco. Mentor era um senhor experiente e amigo de Ulisses.

Quando Ulisses precisou partir para a Guerra de Troia, nomeou Mentor para orientar seu filho enquanto estivesse ausente. Entretanto, Ulisses demorou bem mais tempo para voltar para casa, do que havia planejado. Foi então que vários pretendentes tentaram conquistar o amor de Penélope, e por consequência o trono do rei, já que seu marido não dava sinais de que iria voltar.

A deusa Atena, sabendo que Ulisses estava vivo e lutava bravamente para voltar pra casa, decidiu ajudar. Então Atena se disfarçou de Mentor. Ela, tendo a visão real da situação, orientou o rapaz. Disse a Telêmaco que fosse procurar seu pai e o rapaz obedeceu. Telêmaco encontrou seu pai e juntos enfrentaram os pretendentes terminando vitoriosos.

Assim, de acordo com o Dicionário Merriam-Webster, o termo “mentor” ficou conhecido como um conselheiro e sábio. Alguém que pode sugerir,e não ordenar, o melhor caminho possível ao mentorado. O mentor é mais experiente que o mentorado naquele assunto. E pode ajudar o mentorado a ver as coisas através de um outro ponto de vista. Um ponto de vista que, sozinho, o mentorado não conseguiria enxergar.

O que é mentoria empresarial?

Mentoria empresarial é o que falta para muitas empresas. Quem empreende, na maioria das vezes, está só. Isto é algo que atrapalha a tomada de decisões. Muitas delas são adiadas, outras são definidas sem critério. A chamada “solidão do empresário” pode atrapalhar o crescimento de uma empresa. Não importa o tamanho dela.

Ao contratar um mentor, o empresário tem acesso a um profissional mais experiente. Que atua como conselheiro, com maturidade profissional. Por meio de experiência, e capacidade de ver o que o mentorado não consegue. É importante destacar que a mentoria empresarial não é um processo em que o mentor dá ordens ao mentorado. O mentor é um guia. Indica o melhor caminho para que o mentorado consiga atingir seus objetivos.

Onde acontece a mentoria empresarial?

A mentoria empresarial pode acontecer presencialmente. Mas a internet possui ferramentas que podem facilitar este contato. É possível fazer reuniões entre mentor e mentorado por meio de web conferência. Além disso, dúvidas pontuais podem ser sanadas por e-mail, ou algum aplicativo de mensagens. Isso é muito vantajoso pois evita deslocamentos e garante economia de tempo. Assim, o processo se torna menos custoso e acessível a qualquer empreendedor, ou profissional liberal.

Qual a duração da mentoria empresarial?

Uma mentoria é feita para médio prazo. É importante que o mentorado esteja disposto a participar, pelo menos, por três meses. Ao final, cabe a ambos optar pela continuação do processo. As reuniões podem ser semanais ou quinzenais, a depender do plano traçado, bem como seu prazo.

Qual é a diferença entre consultoria e mentoria empresarial?

A consultoria é pontual, ela tem um objetivo definido e específico. Quando este desafio é concluído, a consultoria acaba.

No caso da mentoria, é diferente. As reuniões que acontecem de tempos em tempos. E elas abordam todos os desafios da empresa e do empresário. É algo muito mais abrangente.


Vantagens da mentoria empresarial

Ter um mentor facilita, e muito, a vida do empresário. Abaixo, algumas vantagens de se ter um mentor:

  1. O mentor faz um diagnóstico
    O mentor tem a experiência de fazer um diagnóstico detalhado da situação do empresário e da empresa. Isso porque está de fora e consegue ver com mais clareza. E não basta só o diagnóstico. É necessário que seja o diganóstico correto. Assim, o mentor vai receitar o “tratamento” mais indicado para o caso.
  2. Contato direto e frequente
    O contato direto é o diferencial deste serviço. O mentorado nunca fica sem respostas. O papel do mentor é guiá-lo sempre que houver dúvida. O e-mail e a aplicativos de envio de mensagens facilitam este contato.
  3. Feedback constante
    Vale ressaltar que o mentorado recebe Feedback do mentor, sempre for necessário. Dificilmente o empresário recebe Feedback sincero de seus subordinados, fornecedores e parceiros. O mentor tem esse papel de dar o retorno necessário ao empresário.
  4. Caminho mais suave
    O mentor guia o empresário no melhor caminho. Muitas das dificuldades do mentorado já foram enfrentadas pelo mentor. Isso facilita o caminho do empresário.
  5. Assuntos diversos
    O mentor empresarial tem conhecimento abrangente e pode te orientar sobre diversos assuntos. Gestão, Financeiro, Marketing, Vendas, Pessoas e tantos outros. Seu conhecimento é baseado em estudos e experiência. Sempre com foco no empresário.

Quem pode ser atendido pela mentoria?

Empresários, empresas e profissionais em diversas fases da carreira podem conquistar vantagens com a mentoria. São eles:

  • Microempreendedor individual (MEI)
  • Prestadores de Serviço
  • Profissionais Liberais
  • Empresas tradicionais (ME e EPP)
  • Startups
  • Empresas incubadas/graduadas
  • Empresas com potencial de alto impacto

Para quem é a mentoria empresarial?

Não importa em qual fase o negócio está. Se ainda não nasceu, o mentor vai guiar o mentorado sobre como começar. Se a empresa já existe, o mentor vai ajudar o mentorado a resolver questões que o estão atrapalhando.
Para quem precisa crescer e acredita que é possível. O mentorado precisa estar pronto para seguir o plano de ação. Este plano é desenhado em conjunto. O mentor indica as possibilidades. O mentorado negocia, se baseando no que é capaz de aplicar.

A quem se destina a mentoria empresarial:

  • Para quem quer começar a empreender;
  • Para quem já empreende e quer crescer;
  • Para quem já empreende está enfrentando dificuldades no caminho;
  • Para quem está à procura de um norte.

Por que o empresário deve contratar uma mentoria empresarial?

Porque o mentor consegue ter uma visão mais ampla de cada caso. Por estar de fora do processo, podendo ver o que o empresário não consegue enxergar. É importante deixar claro que a palavra final é do mentorado. Pois é quem conhece o negócio que tem. O papel do mentor é guiar o empresário neste caminho.

Fonte: ofabiomoreira.com



Website: https://ofabiomoreira.com/
Notícias Relacionadas »