24/11/2020 às 19h11min - Atualizada em 25/11/2020 às 00h03min

Festival gastronômico faz parceria com grandes marcas e fortalece setor de hambúrguer no Brasil

O Maringá Food Festival acontece de 26 de novembro a 13 de dezembro, com etapa exclusivamente delivery e retirada no balcão

DINO
https://www.instagram.com/maringafoodfestival


Ao apostar na realização de um festival de grandes proporções em meio a maior pandemia dos últimos 100 anos, a organização do Maringá Food Festival, festival gastronômico realizado em Maringá (PR) desde 2018, tinha diversos desafios a superar, desde tópicos práticos, como o formato do evento, até questões institucionais, como patrocínios e apoios.

Afinal, tratava-se realmente da hora de investir em um projeto tão grandioso, em um momento de crise sem precedentes?

O festival ainda nem começou, mas o barulho que a Etapa Hambúrguer do Maringá Food Festival 2020 vem causando mostra que, apesar da Covid-19, a ocasião é propícia para gerar novas oportunidades de negócios no setor. Por isso, o MFF acontece entre os dias 26 de novembro e 13 de dezembro.

“Nesta edição, o festival reforça muito mais o seu propósito. Se cada um fizer um pouco, a gente consegue fazer coisas grandiosas para todo mundo”, diz o diretor de projetos da Bússola Eventos, Guilherme Oliveira, organizador do Maringá Food Festival.

Nesse sentido, o MFF surge como um grande facilitador, gerando oportunidades para patrocinadores, estabelecimentos participantes e, claro, para o público final. “O estabelecimento ganha, a gente ganha, os patrocinadores ganham. E, no fim, o público ganha uma experiência incrível. Negócio bom deve ser bom para todos”, reforça Oliveira.

A etapa deste ano será exclusivamente no formato delivery e retirada no balcão, de forma que o público possa provar, votar e ter uma experiência inovadora em sua própria casa.

A Aryzta, líder global no segmento de panificação congelada especializada e a terceira maior empresa de panificação do mundo, viu no MFF a oportunidade perfeita para apresentar seu primeiro evento no Brasil.

“A Aryzta é uma empresa criada para abastecer as cadeias de hamburguerias globais, como McDonald's, Burger King, Outback etc., mas há três anos aplica sua experiência na criação de um portfólio para atender ao mercado regional (hamburguerias, restaurantes e cafeterias). O Paraná é uma importante praça para a companhia, com clientes relevantes, e este evento de Maringá veio ao encontro dessa estratégia de se conectar com o público-alvo”, diz o gerente de Trade Marketing da Aryzta, Rafael Netto.

De acordo com ele, o pão ainda é considerado um coadjuvante no sanduíche, mas é a peça central para garantir a experiência completa do consumidor da primeira à última mordida. “Queremos que os nossos clientes conheçam nossa marca por entregar o melhor pão para a criação dos seus sanduíches”, complementa.

A Aryzta aposta em uma participação ativa, focada nas hamburguerias, fornecendo amostras para os chefs degustarem tanto a linha de pães, como a de sobremesas.

Conhecida nacionalmente por seus produtos de mercearia, principalmente o feijão, a Caldo Bom entrou como parceira no MFF para divulgar a nova linha de hambúrguer vegetariano e vegano, com fornecimento da mistura base para que os estabelecimentos participantes possam temperar e moldar o hambúrguer, dando, assim, o toque especial da casa.

Pela experiência adquirida nas outras edições do festival, a organização constatou que havia demanda de uma opção vegetariana entre os consumidores que participam do evento.

“Por termos este recall de marca muito forte em feijão, começamos desde 2019 a realizar ativações que mostram nosso extenso portfólio. São mais de 180 produtos para diferentes perfis e momentos de consumo. Começando na extensão da categoria de mercearia básica, com farinhas, cereais e grãos in natura, pratos e misturas semiprontas, onde entra o nosso lançamento da linha vegana com hambúrgueres, almôndegas e quibes, buscando maior praticidade nos preparos. É um mercado que apresenta alto potencial de faturamento nos próximos anos, segundo as pesquisas”, explica o diretor de Marketing da Caldo Bom, José Felipe.

Além do pão e do hambúrguer, a batata frita é indispensável em qualquer hamburgueria. Nesse sentido, a Bem Brasil, primeira indústria genuinamente brasileira de batata pré-frita congelada e líder no varejo nacional no segmento, também apostou as fichas no Maringá Food Festival e integra a lista de patrocinadores.

“Acreditamos muito no MFF. Como estamos participando pela primeira vez e a impressão inicial foi a melhor possível, temos a certeza de que colheremos ótimos resultados e que a parceria será duradoura”, diz o supervisor de vendas da Bem Brasil, Nilson Martins.

E acrescenta: “Nossa participação será importante para o fortalecimento da marca na região. Desejamos que os participantes do evento vejam a Bem Brasil como um parceiro, para que possamos estar sempre juntos, pois hambúrguer e batata sempre será uma combinação perfeita.”

Conhecida no B2B, ou seja, no comércio de empresa para empresa, a Bem Brasil vê no MFF uma oportunidade de atingir também o consumidor final. “O público do evento, que vai receber o lanche acompanhado de batatas fritas em sua casa, vai perceber nosso principal diferencial, que é o sabor, e irá em busca dos nossos cortes de batata diferenciados nos supermercados. Desta forma, acreditamos que o evento nos ajudará a fortalecer a marca Bem Brasil e a facilitar o relacionamento no B2C”, diz Martins.

Heinz, Cervejaria Blumenau, Frimesa, Sim Chef Delivery, Picnic Laticínios, Supermercado Cidade Canção, UniClean, De Marchi, Alimentar Equipamentos, Gráfica Boaventura e Ciabel engrossam a lista de patrocinadores, em um evento que conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Núcleo Empreender, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Rede de Turismo Regional, Vem Pra Maringá e Maringá Convention & Visitors Bureau.

Burguer Day

Como forma de retribuir para a sociedade tudo que Maringá proporciona para o MFF, uma ação social foi realizada em parceria com as hamburguerias participantes do festival e a Itubaína (fornecedora oficial), também apadrinhada pela Magazine Kampai, que abraçou a causa.

No Burguer Day foram doados 510 hambúrgueres e 200 litros de Itubaína para as famílias carentes atendidas por entidades como a Sopão, Cozinha Solidária, Lar Escola da Criança e Domingo Feliz.

 



Website: https://www.instagram.com/maringafoodfestival
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