29/04/2022 às 14h59min - Atualizada em 02/05/2022 às 00h01min

Saiba como escolher os materiais de construção adequados para construir ou reformar a casa

Segundo especialista da Sika, avaliar as propriedades e condições é fundamental na hora da escolha dos materiais

SALA DA NOTÍCIA tiago cazeri
Imagem: Adobe Stock
Apesar de existirem diversos materiais à venda, nem sempre o mais em conta será o ideal para a sua obra. É preciso entender que tipo de edificação você pretende fazer, como é o terreno, quais os fatores ambientais que podem influenciar na construção e o tempo que a obra pode levar. Pensando nisso a Sika, empresa especializada em produtos químicos para construção civil, separou alguns fatores que devem ser considerados, além do preço, para adquirir produtos de qualidade e evitar transtornos. Confira:

Realize uma pesquisa de mercado
Na internet, sites de busca são capazes de identificar e catalogar as melhores marcas dos produtos e materiais procurados. Além disso, é possível classificar inúmeros tipos e modelos do material desejado, com valores que estabelecerá se estarão dentro da estimativa de custos para a construção. “Quando atentamos para pesquisa de mercado, logo percebemos sua importância. No momento em que uma consulta é feita, avaliando os melhores fornecedores e a qualidade do produto, é possível negociar e, por fim, tomar uma decisão mais assertiva. A escolha deve ser feita somente após a negociação”, recomenda Emerson Bispo, Coordenador Técnico, da Sika.

Prazo de validade do material
O prazo de validade do material, isto é, o tempo em que ele permanece em condições adequadas para sua utilização pode fazer diferença na definição das quantidades compradas. Esse cuidado se refere também à durabilidade do produto após ser incorporado à estrutura da obra. Assim, cimento, argamassas e rejuntes, por exemplo, não devem ser estocados em grandes quantidades que pode exigir o armazenamento do material por muito tempo. Como costumam empedrar, podem ocorrer perdas significativas, além de redução na qualidade, prejudicando o resultado final e a durabilidade. Por sua vez, materiais como telhas, blocos e tijolos não devem apresentar trincas, fissuras ou outros defeitos que possam reduzir a sua durabilidade, tanto no momento da aquisição quanto após a instalação. Esses aspectos devem ser levados em conta junto ao cronograma de trabalho. “Tenha um olhar atento. Os detalhes são capazes de revelar bastante sobre a qualidade dos materiais”, indica Emerson Bispo.

Produtos fora de linha
Muita atenção na aquisição desse tipo de material. Produtos como azulejos, pisos e louças sanitárias saem de linha com frequência. “Por isso, às vezes, acabam tendo valores atraentes para quem compra. O risco de comprar tais mercadorias deve ser bem avaliado pelo consumidor, uma vez que, na necessidade de reposição, seja para complementação ou troca, pode acontecer de não existirem mais no estoque o itens para aquisição”, explica o profissional.

Produtos de ponta de estoque
De acordo com o Emerson Bispo, a compra de produtos em ponta de estoque constitui uma boa opção de economia, pois normalmente o preço é reduzido em relação ao valor normal de tabela. Entretanto, alguns cuidados devem ser observados. “Verifique se a quantidade disponível é do mesmo lote. Diferentes lotes podem significar alterações de tonalidade. Confira ainda se o produto se encontra em boas condições, inteiro, na embalagem original, sem manchas ou misturado. Peça para ver o produto no estoque ou depósito, se for preciso, e exija que a loja separe e marque como já vendido os itens de estoque que você solicitou. Por fim, cheque se o produto continua em linha para evitar problemas caso precise adquirir outra quantidade do mesmo material”, conclui.

Dica Sika
Além de uma séria de produtos para impermeabilização, a Sika conta com uma plataforma de cursos digitais, na qual é possível conhecer o passo a passo para ter uma obra sadia e durável. Para saber mais, acesse: https://sikaguia.com/br/cursos-digitais-brasil/

Sobre a Sika
A Sika é uma empresa especializada em produtos químicos que ocupa uma posição de liderança no desenvolvimento e na produção de sistemas e produtos para fixação, vedação, amortecimento, reforço e proteção no setor de construção e na indústria automobilística. Possui filiais em 100 países e mais de 300 plantas no mundo. Com mais de 25.000 funcionários, gerou vendas anuais de CHF 7,88 bilhões em 2020.
Hoje, a companhia também abrange as marcas BR Massa®, Ciplak®, LigamaxGold, PortoKoll®, Qualimassa, Quartzobrás e Quimicryl, oferecendo a solução completa para a obra.
https://bra.sika.com/pt/home.html
Notícias Relacionadas »