29/04/2022 às 15h21min - Atualizada em 01/05/2022 às 00h01min

Curso de operador de varejo da rede Pague Menos transforma vidas: conheça as histórias de Alexsandro, Amanda e Luana

Aberto ao público externo, gratuito e online, iniciativa da UP Farma, a Universidade Corporativa Pague Menos, prioriza pessoas em situação de vulnerabilidade social, em estágio inicial de carreira profissional, desempregadas e que desejam atuar no setor varejista

SALA DA NOTÍCIA Larissa do Amaral Ramos


Curso é voltado para a habilitação de profissionais que desejam atuar em qualquer segmento varejista; nas fotos, Luana, Amanda e Alexsandro (Arquivo Pessoal/Divulgação Pague Menos)
 
Fortaleza (CE), 19 de abril de 2022 – Muito além da capacitação profissional, o Curso de Formação Continuada de Operador de Varejo da UP Farma, a Universidade Corporativa Pague Menos, transforma vidas, principalmente as de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em estágio inicial de carreira, desempregadas e que desejam atuar no setor varejista – trinta das 40 vagas na primeira turma priorizam este público e as demais são voltadas aos atuais colaboradores da rede de farmácias.
 
“Com a pandemia de covid-19, o número de desempregados no país aumentou consideravelmente nos últimos dois anos. Isso ampliou a concorrência para a inserção no mercado de trabalho, principalmente dos jovens que buscam o primeiro emprego. Neste contexto, temos consciência que o setor varejista – que mais emprega pessoas no país e é importante meio de ascensão social – não possui nenhuma universidade que ofereça formação profissional para quem deseja seguir essa carreira. Por isso, de modo pioneiro, a UP Farma criou este curso, habilitando pessoas que possuem interesse de iniciar sua carreira no ramo varejista e que estão na busca do primeiro emprego ou recolocação profissional”, afirma Jorge Jubilato, vice-presidente de Gente, ESG, Jurídico e Administrativo da Pague Menos.
 
Segundo Jubilato, esta iniciativa contribui para uma sociedade com menos desigualdade social, cada vez mais inclusiva e com mais oportunidade para os jovens do nosso país. “O social é um dos pilares de ESG da Pague Menos. Por isso, estamos capacitando não somente nossos colaboradores, como também pessoas das comunidades. Nossa meta até 2025 é que 10% de colaboradores de lojas sejam provenientes de cursos de desenvolvimento profissional, oferecidos pela UP Farma, às comunidades do entorno”, enfatiza. 
 
Uma das beneficiadas pelo curso gratuito e 100% online é Amanda Souza Santos, 19 anos. Moradora de Feira de Santana (BA), ela já concluiu o Ensino Médio – requisito básico para participar do processo seletivo – e pretende fazer do programa de capacitação o meio de ingressar no tão sonhado mercado de trabalho para ajudar, principalmente, na renda familiar. “Gosto de aprender e o curso da UP Farma traz aprendizados que levarei para minha futura carreira no varejo. Com ele, chegarei muito mais preparada para lidar com as tarefas do cotidiano e no relacionamento com os clientes”, diz ela. 
 
Alexsandro da Silva Vieira, 23 anos, seu colega, completa: “Fiquei sabendo do curso de operador de varejo em um outro curso gratuito que conclui e imediatamente me inscrevi, pois admiro o trabalho dos profissionais que trabalham nas lojas da Pague Menos. Sabia que o processo seletivo seria rigoroso, mas tinha confiança. Hoje estou muito feliz. O curso é muito bacana e dinâmico. A plataforma de ensino online facilita muito os estudos. E os coordenadores são muito atenciosos e educados, nos apoiando quando necessitamos, tirando nossas dúvidas”, afirma. 
 
Residente em Olinda (PE), Alexsandro é casado e, além da esposa, mora com seus pais, trabalhando atualmente como armazenista em uma empresa de logística. “Não sou de família com muitas condições, sou sonhador, batalho muito na vida e não desisto dos meus objetivos. Quero muito trabalhar na área de varejo farmacêutico. Este curso, realmente, transforma vidas!”, garante ele. 
 
As expectativas também são altas para Luana Nascimento de Ávila, 20 anos, atualmente estagiária do setor de Suprimentos da Pague Menos: “O que me levou a fazer o curso é expandir os conhecimentos, para que eu possa ingressar em uma nova área, a de varejo. Quem sabe possa surgir uma oportunidade de trabalhar em uma das lojas da Pague Menos em Fortaleza?”. Além de trabalhar na rede de farmácias e fazer o curso de operador de varejo da UP Farma, ela ainda encontra tempo para as aulas de sua graduação em Administração de Empresas. 
 
“O curso é bem dinâmico e instigante. Nele, aprendemos formas de interagir com nossos próprios colegas e coordenadores, vamos usar esse aprendizado em nosso relacionamento com os clientes no varejo e outros públicos internos. Cada conhecimento que adquirimos é uma nova transformação em nossas vidas. A cada conteúdo apreendido, eu me sinto mais renovada. A Pague Menos e sua universidade corporativa, a UP Farma, têm uma dedicação única conosco, alunos. Um verdadeiro relacionamento de cuidado, respeito e amor”, afirma Luana.  
 
Saiba mais sobre o curso
O Curso de Formação Continuada em Operador de Varejo da UP Farma tem a duração de um ano e totaliza 300 horas. São 14 o total de disciplinas, sete em cada um dos semestres. As aulas são 100% digitais, com conteúdo produzido internamente sob a supervisão de especialistas em educação corporativa, acompanhamento dos alunos por meio de tutoria, avaliação online de cada disciplina e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que pode ser em formato de projeto, ensaio, artigo teórico ou algo semelhante. Ao concluir todas as disciplinas e entregar o TCC, o aluno receberá o Certificado de Aperfeiçoamento do Programa.
 
Após conclui-lo, o formado estará habilitado a compreender o setor varejista, suas características e particularidades, prestar atendimento ao cliente buscando o nível de encantamento, atuar em atividades básicas em uma loja, aplicar conceitos de boas práticas na manipulação de produtos farmacêuticos e executar atividades de reposição e organização de estoques. Além disso, estará apto a fazer operação de caixa, utilizar técnicas de merchandising no ponto de venda, ter atitudes inovadoras e melhoria contínua, saber interpretar e buscar o atingimento de metas, objetivos e KPIs e, finalmente, compreender e aplicar conceitos de ética e cidadania no ambiente de trabalho.
 
Sobre a UP Farma
A UP Farma, a Universidade Corporativa Pague Menos, impulsiona a gestão do conhecimento e aprendizagem no mercado de varejo farmacêutico, reforçando uma das principais bandeiras da rede: inovação. A universidade organiza e disponibiliza mais de 50 cursos e treinamentos tanto em formato presencial quanto à distância, divididos em seis diferentes Escolas Corporativas. Com uma Escola de Líderes e outra de Educafarma, por exemplo, são oferecidos desde   workshops e treinamentos técnicos até mesmo MBA e bacharelados em Administração, Farmácia e outros cursos de graduação. As outras quatro escolas são: Excelência em Atendimento, Excelência Operacional, Tecnologia e Varejo no Futuro. Cada uma das escolas dispõe de capacitações especializadas em suas áreas. Com a UP Farma, a Pague Menos quer tornar-se referência na formação e no desenvolvimento de profissionais em competências-chave do varejo farmacêutico, além de promover atitudes inovadoras e cidadãs. E, principalmente, contribuir para uma sociedade mais saudável e sustentável. 
 
Sobre as Farmácias Pague Menos 
Pague Menos é a primeira rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Com aproximadamente 20 mil colaboradores, está presente em mais de 348 municípios e conta com 1.165 lojas espalhadas por todo o Brasil, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos é hoje um Hub de Saúde, com 879 unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

 
Contatos para Imprensa – Pague Menos
Denise Carvalho / denise.carvalho@maquinacohnwolfe.com  
imprensapaguemenos@maquinacohnwolfe.com
 
 
 

Notícias Relacionadas »