29/04/2022 às 10h02min - Atualizada em 29/04/2022 às 11h20min

Startup de mobilidade urbana leva trabalhadores de carro para o trabalho

Empresas que já viabilizam aos funcionários o serviço de carros compartilhados da Letz constatam melhora na qualidade de vida e na produtividade

DINO
http://www.letz.app
Letz leva trabalhadores de carro da porta de casa para o trabalho


O transporte público ainda é um problema para milhares de trabalhadores que necessitam do serviço diariamente, sendo uma opção lotada, desconfortável, lenta e insegura.  Foi pensando em tornar realidade a ideia de deslocar funcionários da porta de casa até a empresa em carros compartilhados que a Letz foi criada há dois anos em São Paulo.

Levantamento do Valor Invest e Summit Mobilidade, de 2019, constatou que os brasileiros gastam mais de um mês por ano no transporte público, com um tempo médio de 01h44 para se deslocar de casa para o trabalho. Somado a esse tempo, gastam mais 12 minutos, em média, caminhando até o ponto de ônibus. Por sua vez, quem tem carro próprio e usa para ir ao trabalho ou quem utiliza veículos por meio de aplicativos de transporte, apesar de ter um pouco mais de conforto, paga um preço incompatível com o que ganha, principalmente depois da alta dos combustíveis. Em contrapartida, a modalidade de transporte corporativo por meio de carro compartilhado tem se mostrado mais vantajosa. O modelo de carro compartilhado é mais acessível que carro particular e outros apps, oferece embarque agendado, seguro contra acidentes pessoais, em um tempo de trajeto menor, de aproximadamente 55 minutos, tudo isso com um valor acessível.

“O trabalhador que utiliza o transporte público em São Paulo sabe melhor do que ninguém a insegurança que enfrenta ao caminhar até o ponto de ônibus. Ao aguardar a vez para entrar na condução lotada. Ao pagar por uma locomoção pouco segura e, muitas vezes, com atrasos. E ao retornar para casa, não ter tempo livre para fazer qualquer outra atividade porque gastou muito tempo no trajeto. Já as empresas conseguiram encontrar no modelo de carro compartilhado uma opção diferente de todos os outros benefícios e com excelente custo-benefício”, exemplifica Bruno Oliveira, CEO da startup.

Segundo o executivo, alguns clientes do aplicativo já apontam ganhos desde que incorporaram o transporte por meio de carros compartilhados para os seus colaboradores. Além da produtividade, nota-se mais motivação. Outro quesito que tem sido altamente impactado é a contratação e retenção de talentos, já que atualmente muitos profissionais não estão mais dispostos a perder horas desnecessárias no trânsito e muito menos no transporte público. E com mais tempo livre a qualidade de vida tem sido fortemente impactada. O tempo gasto no percurso de um carro compartilhado da Letz é de aproximadamente 55 minutos, tanto na ida para a empresa quanto na volta para casa. O que significa sair de casa em um horário mais saudável e chegar em casa mais cedo para descansar, curtir a família ou praticar atividade física, por exemplo.

“O aplicativo foi pensado para o transporte de colaboradores, combinando conforto e segurança. A proposta é oferecer uma opção de transporte digno para ir e voltar do trabalho. Muitas empresas estão buscando a Letz para agregar mais qualidade de vida para seus funcionários, uma vez que é o melhor benefício de mobilidade que as empresas podem prover para os seus colaboradores”, explica Marcelo Brandão, Head de Vendas B2B da Letz.

Brandão ainda explica que ao contrário de outros benefícios, que muitas vezes os funcionários nem utilizam, a solução de intermediação do transporte é utilizada todos os dias para ida e volta ao trabalho. “Ir de carro diariamente para o trabalho passa a ser um dos benefícios mais utilizados, gerando mais horas livres para outras atividades, como: fazer exercícios físicos; estudar; passar mais tempo com a família; dentre tantas outras. A redução do estresse e fadiga causados pelo transporte público é revertida em um aumento de produtividade percebida pelas empresas”, finaliza o executivo.

Como funciona? A intermediação do transporte acontece por meio de carros compartilhados. Desenvolvido para acomodar até três passageiros, o aplicativo utiliza tecnologia de roteirização para localizar passageiros que morem e trabalhem próximo, traçando uma rota otimizada com menor tempo e quilometragem durante os embarques e desembarques, que acontecem todos os dias nos mesmos horários.

O app também oferece relatórios mensais para as empresas contratantes, possibilitando a supervisão de frequência dos funcionários, ajustes em horários e quantidade de veículos. Pelos benefícios relacionados ao conforto e segurança e por isentar as empresas de qualquer trabalho, gestão ou organização em relação às rotas, o serviço tem sido muito bem aceito em São Paulo e cidades limítrofes.

Carros elétricos - A Letz anunciou recentemente que até 2030 todos os veículos que fazem as suas linhas serão elétricos. A intenção é reduzir custos com o alto preço dos combustíveis e minimizar impactos da operação no meio ambiente, com menos emissão de carbono.

Mais informações sobre o serviço: www.letz.app.



Website: http://www.letz.app
Notícias Relacionadas »