28/04/2022 às 12h20min - Atualizada em 28/04/2022 às 13h20min

Profissional alerta sobre os riscos do manuseio errado de óculos

O manuseio errado de óculos pode desalinhar lentes e armações, causando problemas à saúde ocular. O alerta é da consultora da Soft99, uma das empresas que estarão na Expo Ótica Brasil 2022, entre os dias 4 e 7 de maio, em São Paulo.

DINO
http://soft99.com.br
Cuide bem dos seus óculos


No dia a dia de quem usa óculos de grau, ou seja, aqueles que corrigem algum problema de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia, é comum o hábito de tirar e colocar o acessório várias vezes. Tira-se para limpar, dormir, tomar banho entre outras atividades corriqueiras.

Acontece que esse manuseio, aparentemente inofensivo, pode “afrouxar” e desconfigurar a regulagem profissional feita no ato da aquisição dos óculos. É o que alerta a consultora de vendas da Soft99, uma das empresas participantes da Expo Óptica 2022, Elaine Calbaizer. “No momento em que o cliente/paciente encomenda seus óculos são tiradas medidas preciosas, como a Distância Naso Pupilar (DNP), que é a distância entre o nariz e as pupilas. Essas medidas são fundamentais na hora de produzir os óculos de grau e ajustar lentes e armações”, explica Elaine.

Isso porque cada pessoa possui uma distância naso-pupilar específica. Como a medição é feita de forma personalizada, é possível fazer com que as lentes fiquem devidamente centralizadas e, assim, garantir ao usuário mais conforto e maior precisão na hora de enxergar. Se forem lentes multifocais, o cuidado deve ser ainda maior, pois, além da medida DNP, são necessárias outras medições para que o ajuste seja perfeito.

Por isso, óculos desajustados podem causar, por exemplo, dores de cabeça, pois, ao ficarem desalinhados, eles deixam de cumprir, com excelência, sua função de correção visual.

Esse tipo de ajuste costuma ser oferecido gratuitamente pela maioria das óticas e o ideal é que ele seja feito, pelo menos, uma vez por mês.

Outras formas de manter os óculos em perfeito estado

Existem alguns outros hábitos de cuidados com os óculos que são fundamentais para garantir a maior durabilidade deles. São eles:

- Guardá-los de maneira adequada para evitar arranhões ou entortá-los.

- Limpá-los usando água em temperatura ambiente.

- Usar produtos específicos e apropriados para limpeza de óculos e armações, com ph neutro.

- Não emprestar óculos para outras pessoas, pois isso, fatalmente, irá desregular a armação.

- Não usar produtos à base de álcool.

Para visitar o estande da SOFT99 na Expo Óptica Brasil 2022:

Expo Óptica 2022

De 04 a 07 de maio, no Expo Center Norte (Pavilhão Azul)

Estande da Soft99 estará na Rua F, número 62.





Website: http://soft99.com.br
Notícias Relacionadas »