28/01/2022 às 09h58min - Atualizada em 31/01/2022 às 00h00min

Organização de referência na qualificação profissional e empreendedorismo

Com o foco em mudar a realidade da desigualdade social em Americanópolis

SALA DA NOTÍCIA Mariana Durante
https://www.aldeiadofuturo.org.br/
Arquivo Pessoal
A Aldeia do Futuro é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 30 de outubro de 1993 por um grupo de empresários comprometidos com a solução de problemas do território do Jabaquara, na Zona Sul da Cidade de São Paulo.  Iniciou o trabalho social em agosto de 1994 atendendo 110 adolescentes com cursos profissionalizantes, com tempo a organização veio se transformando para cursos que atendesse as atualidades da juventude.

Os eixos estratégicos de atuação da Aldeia são: Qualificação e Inclusão Profissional, Incentivo ao Empreendedorismo e Convivência intergeracional, dentre estes eixos destacamos a atuação da Aldeia do Futuro por meio do Programa de Qualificação Profissional nos seguintes cursos: Auxiliar Administrativo e de Recursos Humanos, Estética e Beleza, Gastronomia (Confeitaria e Panificação e Comidas Brasileiras) e Fotografia. Já o Programa Intergeracional destaca-se por meio da a realização de oficinas de Inclusão Digital, informática, Oficinas de Empregabilidade, Artes, Corporalidade e Saúde.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um dos parceiros da Aldeia do Futuro neste ano. Em conjunto oferecerem a capacitação on-line gratuita para mulheres e para a comunidade do bairro de Americanópolis: Movimento Sebrae Delas e o Sebrae na Comunidade.  Com o objetivo de orientar as mulheres que desejam abrir um negócio e fortalecer a comunidade através do empreendedorismo, aumentando potencial competitivo, criando redes, conexões e novas soluções.

Para o desenvolvimento integral dos nossos alunos proporcionamos também diversas oficinas para jovens e adultos nos eixos de Arte e Expressão, Inteligência Emocional, Corporalidade e Saúde e Soft Skills.  Sendo assim, conseguimos impactar cerca de 545 pessoas por ano com 85% de conclusão do curso com alunos a partir de 15 anos.

Estamos há 28 anos atendendo a população de Americanópolis e adjacências, promovendo qualificação profissional gratuita em um espaço socioeducativo com uma infraestrutura de
qualidade para uma aprendizagem efetiva para inserção e inclusão profissional para mais de 500 pessoas por semestre. Atendemos no ano 1200 alunos e impactamos 5000 famílias por ano.  


Sobre a Aldeia do Futuro:  
A Aldeia do Futuro foi fundada em 30 de outubro de 1993 por empresários comprometidos com a solução de problemas sociais relacionados à educação, renda, emprego, e cidadania de jovens e comunidades de regiões populares urbanas com baixo IDH. Trabalha a qualificação profissional e a geração de renda com eixos estratégicos e tem como missão promover a autonomia e desenvolvimento social e econômico dos alunos. 

A Aldeia trabalha para garantir a transformação social por meio da oferta de cursos de qualificação técnica e empreendedora para os jovens da Comunidade de Americanópolis. https://www.aldeiadofuturo.org.br/


Informações com a imprensa
Mariana Durante – Analista de Comunicação da Aldeia do Futuro
[email protected]
(11) 5563-4436
 
Notícias Relacionadas »