27/01/2022 às 16h55min - Atualizada em 28/01/2022 às 00h00min

Último fim de semana de janeiro terá ação sobre saúde mental em Curitiba

Alunos da UniEnsino vão realizar um mutirão por parques e pontos turísticos destacando a importância de cuidar da saúde mental, além de dar dicas para controlar ansiedade

SALA DA NOTÍCIA Bruno Camargo
O combate à ansiedade e a atenção dedicada à saúde mental são destaques da ação que a UniEnsino vai promover neste fim de semana, em Curitiba (PR). Inspirados pela campanha Janeiro Branco, os alunos de psicologia da universidade irão visitar pontos turísticos da capital paranaense entregando panfletos e conversando com a população sobre como manter a saúde mental, especialmente em tempos de pandemia.

“O Brasil sempre foi conhecido como um país com altos índices de problemas relacionados à saúde mental. O caso da ansiedade, por exemplo, que serve como um propulsor para diversas outras doenças, há anos é tratado com preocupação. Com a pandemia, tudo isso foi potencializado. Um estudo recente, encomendado pelo Fórum Econômico Mundial, mostrou que 53% dos brasileiros tiveram uma piora do bem-estar mental no último ano. Analisando esse cenário muito preocupante, sentimos a necessidade de fazer algo pela população”, destaca a Coordenadora do Curso de Psicologia, Ma. Regina Maria Machado, da UniEnsino.

A campanha nacional Janeiro Branco foi criada em 2014 pelo psicólogo Leandro Abrahão com o intuito de fazer as pessoas refletirem sobre suas questões psicológicas e emocionais. Nesse momento de início de ano, que funciona como uma “página em branco” em que as pessoas fazem suas resoluções, é importante destacar a relevância da saúde mental. A campanha teve alto engajamento dos alunos de Psicologia da UniEnsino, interessados em trazer cada vez mais a saúde mental para o debate público.

“Procuramos mostrar para as pessoas que a saúde mental interfere negativamente em todos os setores da nossa vida. Sendo assim, destacamos a necessidade de procurarmos um profissional capacitado para que possamos manter nossa qualidade de vida, bem como prevenir ou tratar aspectos referentes a nossa saúde mental”, explica Isabella Machado Nunes, aluna da UniEnsino.

A ação dos alunos apresenta um flyer com dicas para lidar com a ansiedade e cuidar do aspecto psicológico da vida no dia a dia. Atividades simples ligadas ao aspecto físico também tem impacto no mental, como manter uma boa alimentação e atividades físicas regulares. O material lembra ainda outros fatores, como momentos de relaxamento e a importância de manter a qualidade dos relacionamentos interpessoais.

A campanha da UniEnsino será realizada neste sábado (29) e domingo (30), nos parques Barigui e Tanguá e no Passeio Público, a partir das 14h nos dois dias. Nos fins de semana anteriores, durante o mês de janeiro, a equipe da UniEnsino visitou outros espaços, como o Parque Náutico, Bosque do Alemão e o Parque Municipal de São José dos Pinhais, atingindo um grande público. Para mais informações, acesse o site janeirobranco.unifaesp.com.
 
Notícias Relacionadas »