26/01/2022 às 11h31min - Atualizada em 26/01/2022 às 20h10min

Como fazer um planejamento estratégico de marketing para alavancar o seu negócio

Especialista em marketing digital dá dicas que vão aprimorar a maneira como a sua empresa se comunica com seus clientes no meio digital

SALA DA NOTÍCIA Henrique Aragão
https://www.digitalhouse.com/
Arquivo Pessoal

É senso comum dizermos que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. O que não deixa de ter um fundo de verdade, já que para muitas empresas o ano fiscal começa em março. No entanto, muita coisa já está acontecendo, muitos negócios estão sendo fechados e para aqueles que ainda não se planejaram, é a hora de tirar o atraso. Assim, os dois primeiros meses do ano podem ser o momento ideal para se organizar e elaborar um planejamento estratégico de marketing eficiente para o novo ano.

 

O planejamento é uma peça fundamental na estratégia das empresas, e espera-se que os profissionais de marketing estejam aptos a construí-lo de forma clara e objetiva, com metas e cronogramas estabelecidos. O processo de construção de um plano é a maneira certa de começar qualquer estratégia e não deve ser colocado em segundo plano.

 

O diretor de Operações Acadêmicas da Digital House e especialista em Marketing Digital, Hugo Rosso destaca dois pontos muito importantes que devem estar claros na construção do plano.

 

1 - Identificação dos stakeholders

 

O primeiro ponto de atenção é a identificação dos stakeholders, ou seja, os grupos de pessoas ou entidades afetadas pela divulgação de seu produto e/ou serviço. Segundo Rosso, “é preciso conhecer as necessidades e expectativas de todos os indivíduos envolvidos no projeto e, na medida do possível, gerenciar todo o conteúdo produzido de acordo com sua influência, a fim de garantir o sucesso e a assertividade”.

 

2 - Clareza na identidade organizacional

 

Antes de começar a construir o planejamento é essencial que qualquer empresa tenha a sua identidade organizacional bem definida. Existem três pilares que fazem com que cada instituição seja única no mercado, a Missão - a razão de uma empresa existir - , a Visão - o que a empresa aspira a ser - e os Valores - o conjunto de princípios que são a base para o comportamento da empresa, em prol do objetivo colocado em sua visão.

 

Para Rosso, “mesmo que um determinado negócio já tenha sua identidade organizacional, é sempre válido analisar quando ela foi construída e se é o momento de fazer alguma revisão, aplicar melhorias e atualizá-la.”

 

Com estes dois pontos definidos, Rosso elaborou um passo a passo sobre como construir um plano de marketing digital de sucesso. Confira as dicas do especialista:

 

Defina os seus objetivos

Este é um ponto fundamental para elaborar um plano de marketing. Ao colocar um objetivo, é preciso especificar claramente o que deseja com as suas estratégias, para que as ações sejam assertivas e focadas. Neste contexto, ao definir as metas, o profissional também pode pensar nas métricas e KPIs (indicadores de performance) aplicáveis a cada caso.”

 

Pesquise e entenda o seu público-alvo

Definidos os objetivos, é preciso pesquisar as características do público-alvo. Com base na análise, é possível traçar o perfil de um determinado público, construir uma persona e adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido para as ações de planejamento.

 

Defina suas estratégias de marketing digital

É importante definir quais serão as principais estratégias de marketing em seu planejamento. Isso depende muito do segmento que está trabalhando, dos objetivos e do público-alvo.

 

Defina os canais de marketing utilizados

As opções de canais de divulgação de uma marca na internet são várias. Sendo assim, é preciso definir quais são as mais apropriadas para as estratégias, em função do público-alvo que se pretende atingir. “Você não precisa usar todos os canais. Basta considerar aqueles que, de acordo com suas características, podem gerar tráfego qualificado ao seu site”, sugere Rosso.

 

Elabore um cronograma de ações

Este é um ponto fundamental para criar uma sinergia no marketing digital, como uma maneira de potencializar cada ação realizada. Pensando nos diferentes canais escolhidos para utilização, optar por um cronograma que explore o máximo de alcance é muito importante. Para o coordenador acadêmico da DH, “divulgar um mesmo conteúdo em duas plataformas ao mesmo tempo, por exemplo, pode não ser uma boa escolha. Neste caso, a alternância pode ser uma opção para ter maior alcance de pessoas.”

 

Construção de conteúdo

A produção de conteúdo a ser veiculado é uma das etapas mais importantes de todo o processo. Considere todas as pesquisas e pontos levantados para criar diferentes e assertivos formatos de acordo com o público.

 

Defina o monitoramento de resultados

É preciso pensar como cada ação será acompanhada e verificada em termos de resultados. Para isso, é preciso definir as ferramentas de monitoramento. O Google Analytics é um exemplo bastante utilizado e efetivo nos planejamentos.

As dicas elencadas acima fazem parte de um conteúdo mais extenso sobre marketing digital produzido recentemente pela Digital House. A íntegra do material pode ser conferida aqui.


Notícias Relacionadas »