21/01/2022 às 14h05min - Atualizada em 22/01/2022 às 00h01min

 Como Não Tacar Uma Laranja?

Saiba Como Desenvolver Uma Boa Inteligência Emocional

SALA DA NOTÍCIA Gabi Dallo RTA Comunicação
Shana Eleve Consulting
Galeria do google e arquivos pessoais

  Contar até dez para não explodir? Se fechar para não ter que lidar com os sentimentos? Nada disso. É possível aprender a lidar com as emoções, ler contextos e pessoas para ter um relacionamento produtivo, evoluir nos relacionamentos pessoais, crescer profissionalmente, e até conquistar o espaço que você almeja.
 

   A psicóloga e Ceo da Eleve Consulting, Shana Eleve, ensina a desenvolver a inteligência emocional e tirar proveito de situações difíceis tanto na vida profissional como pessoal. “Como não tacar uma laranja,” é um curso presencial, de um dia. Mas a gente separou algumas dicas da psicóloga  para você entender o quanto a sua vida pode melhorar se aprender a usar as suas emoções. 
 
   Primeiro passo: A autoconsciência. Perceber suas emoções, como você funciona, o que você gosta, o que você não gosta. Faça um exercício simples: Feche os olhos, deite ou se sente de forma confortável. Respire fundo e procure olhar para dentro de si.  “O que você está sentindo nesse exato momento?” Você consegue descrever exatamente o que sente? Que tipo de emoção, sentimento ou percepção você tem? Quais palavras poderiam ser usadas para definir isso? Que frase resumiria o que você percebeu?

“A não ser que você já tenha feito isso antes, arrisco que não é tão simples identificar e especificar o que você sentiu ou percebeu, estou certa? Essa dificuldade se dá porque a inteligência emocional ainda não foi melhor trabalhada em você. Não se crucifique, são poucas as pessoas que podem ser consideradas plenas no que diz respeito à inteligência emocional. A boa notícia é que você pode aprender a identificar os seus sentimentos e o dos outros e aprender a lidar com eles.” explica Shana Eleve.

   Depois de perceber, é hora de gerenciar. Outro pilar da inteligência emocional. Mudar a emoção em prol de um objetivo. Nessa fase, já não se age por impulso; você pensa antes de agir, porque tem consciência dos seus sentimentos. “Muitas vezes, temos dificuldade em perceber que emoção sentimos e como lidar com ela. Saber que estou com raiva e não devo tomar uma decisão ou discutir com alguém, por exemplo, é algo que a autoconsciência e o autogerenciamento podem proporcionar. A raiva é uma emoção básica, tristeza,  é uma emoção básica, e elas nos ajudam na sobrevivência, e você consegue gerenciar isso a seu favor. É preciso também aprender a se adaptar  a diferentes perfis e cenários, seja numa empresa, seja onde você trabalha, seja em casa, não importa.” complementa Shana Eleve.

   Outro ponto muito importante e que pouca gente sabe é aprender a perceber as pessoas, perceber pelo verbal, pelo não verbal, ter uma perceptibilidade,  que chama-se consciência social, tecnicamente. Tem pessoas que têm baixa percepção. Tem gente que não percebe se é hora ou não de falar, não consegue sentir se há feedback, falta tato.

   O quarto pilar  é gerenciar   relacionamentos, a pessoa saber transitar bem em diferentes perfis, conseguir influenciar, ser agradável, se adaptar, é a chamada inteligência social.  
   Para quem acha que isso tudo é uma bobagem, é preciso parar para analisar as pesquisas. Hoje em dia 70% do sucesso profissional vem da inteligência emocional, com baixa inteligência a pessoa não consegue crescer. 

   O curso “Como não tacar uma laranja” serve para dar dicas e ensinar estratégias de inteligência emocional, praticar esses quatro pontos mencionados acima, e  entender como as emoções funcionam. Porque as pessoas acham que a solução é se fechar, e eliminar as emoções, que a frieza resolve tudo, mas esse não é o caminho. 
   Quer saber mais sobre o curso presencial? Entre na nossa página no instagram, @shana.eleve  e @eleveconsulting ou entre em contato com a assessoria @rta_comunicacao.  O assunto rende boas entrevistas. 

 

  Mais Sobre Shana Eleve:
  Shana Wajntraub, mais conhecida como Shana Eleve, é psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Tedx speaker, speaker coach e curadora dos palestrantes do TEDx Campo Grande, professora da HSM, palestrante da HSM expo em 2021. também palestrou no CBTD em 2020 e 2021 e já impactou mais de 230 mil pessoas em treinamentos na América Latina para Nestlé, Galderma, Sanofi, GPA, Hypera, Locaweb, Seara, AstraZeneca, Dasa, Boehringer, Met Life, Grupo Boticário, Vivo, Amil, Magazine Luiza, Camil.
RTA comunicação
Rodrigo Fioratti
(11) 947535327


Notícias Relacionadas »