18/01/2022 às 13h18min - Atualizada em 19/01/2022 às 02h20min

Associação apoia comerciantes paranaenses na coleta de lâmpadas usadas

Reciclus quer ampliar adesão do comércio como ponto de entrega de lâmpadas usadas em algumas cidades paranaenses

DINO
https://www.reciclus.org.br


Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída no Brasil, ficou claro que a responsabilidade pela destinação final ambientalmente adequada de alguns materiais, como as lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição, deve ser compartilhada por fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores.

A proximidade com o consumidor garante ao comércio um papel fundamental na logística reversa de lâmpadas. Por isso, a Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), organização sem fins lucrativos responsável pela gestão do processo no país, disponibiliza gratuitamente coletores a estabelecimentos comerciais de cidades do Paraná.

Atualmente, a Reciclus conta com 3.004 pontos de coleta em 675 municípios de todo o país. Destes, 411 coletores estão instalados em 94 municípios do Paraná, onde a Associação quer ampliar sua presença, a fim de estimular a logística reversa de lâmpadas na região. Desde 2017, em todo o Brasil, a Reciclus já deu a destinação correta a mais de 16 milhões de lâmpadas.

Do total de municípios do Paraná, 11 ainda não possuem pontos de coleta e são prioridades da Reciclus. São eles: Capanema, Ibaiti, Itaperuçu, Jaguariaíva, Palmas, Rio Branco do Sul, Santo Antonio da Platina, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, União da Vitória e Guaíra. A Associação também busca parceiros no comércio em outros 9 municípios: São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Arapongas, Almirante Tamandaré, Toledo, Matinhos, Fazendo Rio Grande, Sarandi e Irati.

Qualquer varejista e comércio aberto ao público, preferencialmente do segmento de supermercados e lojas de material de construção, podem ter um coletor Reciclus gratuitamente, e recebem da Associação todo o suporte necessário para instalação e solicitações de coleta.

Ao descartar as lâmpadas usadas nesses coletores, ao invés de jogar no lixo comum, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta, por meio de recicladores homologados.

Os comerciantes dessas cidades do Paraná interessados em aderir ao programa Reciclus e instalar pontos de entrega em seus estabelecimentos podem entrar em contato pelo telefone (11) 98469-1113, ou pelo e-mail [email protected].

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 91 empresas associadas que financiam a operação. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

Mais informações: www.reciclus.org.br

 



Website: https://www.reciclus.org.br
Notícias Relacionadas »