13/01/2022 às 12h30min - Atualizada em 14/01/2022 às 09h20min

Como é a produção de verduras orgânicas?

Verduras orgânicas são alimentos cheios de nutrientes e produzidos sem as substâncias que podem colocar o organismo, e o planeta, em perigo.

DINO
https://www.sitiopema.com.br/
verduras orgânicas


A busca por alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes, para melhorar a qualidade de vida e preocupação com a saúde, levou ao aumento do consumo de alimentos orgânicos.

Ao optar por uma dieta com alimentos de qualidade, traz inúmeros benefícios a saúde e ao meio ambiente. São alimentos cheios de nutrientes e produzidos sem as substâncias que podem colocar o organismo e o planeta em perigo. Dentre esses alimentos, as verduras são os principais produtos a serem produzidos da forma orgânica.

As principais diferenças das verduras orgânicas das verduras convencionais, está muito além da certificação orgânica e dos nutrientes fornecidos.

O que são verduras orgânicas?
Para os alimentos serem rotulados como orgânicos é necessário que sejam cultivados e processados de acordo com a lei número 10.831 de 20 de dezembro de 2003. https://www.sitiopema.com.br/certificacao-organica-conseguir-o-selo/

Esse regulamento define que para os produtos serem reconhecidos como orgânicos, devem passar por um processo de produção específico e totalmente sustentável, sem danos para o ecossistema local. A regra vale tanto para alimentos a serem consumidos in natura, quanto para processados.

As técnicas de produção devem respeitar a cultura das comunidades rurais, buscar sustentabilidade econômica e ecológica e diminuir o uso de energias não renováveis.

As verduras orgânicas não podem ter nenhum tipo de modificação genética, nem pesticidas sintéticos, fertilizantes à base de petróleo ou radiações ionizantes. Além de serem cultivados em solo seguro, e não serem cultivados junto às plantações convencionais.

A principal forma de comercialização é em feiras voltadas para esse tipo de produto, ou as de pequenos produtores. Mas também é possível encontrar verduras em seções específicas de mercados, ou em lojas online certificadas.

Cuidados especiais para a produção de vegetais orgânicos
Grande parte do processo de produção das verduras orgânicas para as convencionais são similares, portanto, há alguns cuidados especiais que devem ser seguidos. Veja quais são:

1-A escolha da semente
Existem versões de sementes orgânicas, mas ainda não é possível encontrar com abundância no mercado. Então é possível usar as sementes não orgânicas, porém há regras: não podem ser transgênicas e nem terem recebido tratamentos químicos como fungicidas e pesticidas.

Algo interessante no cultivo de orgânicos, é a valorização de sementes crioulas, que preservam características tradicionais e são mantidas através da agricultura familiar ao longo de décadas. Há quem troque vizinhos ou até mesmo venda.

2- Cultivo
Ao contrário do plantio convencional, não devem ser usados nenhum tipo de agrotóxicos, nem de adubos sintéticos. Então, deve-se manter o solo cheio de nutrientes para alimentar as plantas, deixando-as menos suscetível a ataques de pragas.

Para alimentar o solo, pode-se aplicar matérias orgânicas com resíduos vegetais, animais e húmus, como caldas e fertilizantes orgânicos.

Em volta da lavoura, também é interessante plantar espécies altas, formando barreira contraventos que possam trazer poluentes para a plantação de verduras.

3- Colheita
Se todos os passos, desde a plantação ao armazenamento forem feitos da forma correta, as verduras orgânicas terão uma vida de prateleira maior em comparação às verduras plantadas da forma convencional.

Então isso se dá ao fato de o alimento orgânico ser bem mais nutrido e ter sofrido menos estresse, tendo muita energia no pós-colheita.

Vantagens de plantar verduras orgânicas
Consumir alimentos orgânicos regularmente, auxilia de forma significativa o estilo de vida saudável. Então ao ingeri-los, se prioriza a segurança alimentar, a sustentabilidade, e garante uma melhor nutrição. Além disso, há outras vantagens, como

Menor contato com produtos tóxicos: ao passo que opte pelas verduras orgânicas, é praticamente nula a probabilidade de ingerir resíduos agroquímicos. Evitando assim crises alérgicas e respiratórias, sobrepeso, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e outras doenças.

Maior valor nutricional: os alimentos orgânicos tendem a ter maior concentração de nutrientes, como fósforo e antioxidantes, do que cultivados em métodos convencionais. Além de evitar possíveis alergias causadas pelos produtos químicos.

Ajudam na manutenção do equilíbrio ambiental: os processos da agricultura biológica reduzem a poluição, economizam água, aumentam a fertilidade do solo e usam menos energia. Sendo Benéfica também para animais da região e pessoas que moram e trabalham nos locais de cultivo.

São livres de transgênicos: os transgênicos são plantas, animais ou alimentos com DNA alterados, não sendo mais produzidos na natureza ou cruzamentos tradicionais. Eles são mais resistentes a pragas e outros tipos de doenças, mas podem trazer malefícios ao nosso organismo.

Conclusão
Dessa forma, para conferir mais conteúdos e informações sobre produtos orgânicos e plantações de verduras, siga acompanhando os artigos do site Sítio Pema ou entre em contato com a nossa equipe.



Website: https://www.sitiopema.com.br/
Notícias Relacionadas »