22/11/2021 às 12h30min - Atualizada em 30/11/2021 às 00h00min

Pesquisa apontará avanços e oportunidades no gerenciamento de resíduos industriais

Resultado será divulgado em dezembro

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Ex-Libris Comunicação Integrada
Portal dos Resíduos
A Allonda, empresa de engenharia com foco em soluções sustentáveis, está desenvolvendo uma nova pesquisa de mercado sobre o avanço no gerenciamento de resíduos sólidos. O levantamento pretende atingir indústrias de diferentes segmentos como alimentos e bebidas, mineração, química e petroquímica, papel e celulose, óleo e gás, portos e hidrovias, entre outros.

"Os resíduos devem deixar de ser um custo operacional e passarem a gerar novas oportunidades de negócios. A pesquisa permitirá que se desenhe um interessante panorama sobre o que as empresas têm feito a esse respeito", diz Leo Cesar Melo, CEO da Allonda. O resultado da pesquisa será divulgado em um e-book no mês de dezembro, lançado em live no canal de YouTube da empresa.

Melo conta que a pesquisa vem para atualizar os resultados obtidos com o levantamento realizado em 2020. "Sabemos que cuidar dos resíduos gerados é um tema prioritário para a maior parte da indústria e, como os desafios e oportunidades estão em constante mudança, é necessária uma atualização em 2021, voltada para o planejamento de 2022", justifica o CEO.

A pesquisa anterior, que contou com a participação de 68 executivos de corporações de diferentes setores, revelou que só quatro em cada 10 empresas tinham metas de aterro zero; 79% ainda não possuíam tecnologia de rastreamento de resíduos; para 50%, logística reversa ainda não era uma realidade; e o desperdício de matéria-prima, água e energia eram as principais perdas econômicas no processo produtivo.

"É preciso que se entenda quais são as demandas e lacunas do mercado de gerenciamento de resíduos para buscar caminhos que possibilitem mais eficiência às empresas, que as ajudem a acelerar nesse movimento de mudança", conclui o CEO da Allonda.
 
Notícias Relacionadas »