29/11/2021 às 15h51min - Atualizada em 29/11/2021 às 16h20min

Aliada contra câncer, vacina de HPV tem baixa adesão no Brasil

No mês em que a saúde masculina ganha destaque, especialistas lembram que além do câncer de próstata, outras doenças podem ter diagnóstico precoce ou até mesmo serem evitadas.

DINO
https://novembroazul.institutodecancer.com.br/


Ter uma vacina que evite o câncer parece um sonho distante, mas o que algumas pessoas não sabem é que existe um imunizante que pode evitar pelo menos alguns tipos de tumores. Trata-se da vacinação contra o HPV, o papilomavírus humano. "Existem duas, a bivalente e a quadrivalente. Elas protegem com bastante eficácia, quase 80% a 90%, a alguém que nunca teve exposição ao vírus", comenta Caio Neves, oncologista do Instituto do Câncer de Brasília. Este agente infeccioso é um dos responsáveis pelas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) mais comuns do mundo e que nos homens costumam provocar lesões como: verrugas genitais e infecções. Além de alterações pré-cancerígenas, que podem acarretar alguns tipos de câncer no pênis, no ânus, na boca, na garganta, nos pés e nas mãos.

No mês em que a saúde masculina ganha destaque, especialistas lembram que além do câncer de próstata, outras doenças podem ter diagnóstico precoce ou até mesmo serem evitadas. "É importante que todos estejam com os exames de rotina em dia. O HPV, por exemplo, é transmitido através da relação sexual, seja ela uma relação vaginal, anal ou oral e os sintomas, geralmente, são descobertos apenas quando a doença já está em um estágio mais avançado, dificultando assim o tratamento", afirma Caio.

Prevenção

Uso do preservativo, seja ele feminino ou masculino, nas relações sexuais é a principal forma de prevenção. Outra forma muito importante é a vacinação. No Brasil, a vacina contra o vírus está disponível o ano inteiro nas Unidades Básicas de Saúde do SUS. Em países como Estados Unidos, Suécia e Canadá, as taxas de infecção já caíram até 80% graças à imunização. "É importante acompanhar o calendário e não apenas iniciar, mas concluir o esquema vacinal. A imunidade só está completa quando se toma todas as doses. No caso do HPV, são duas para adolescentes e três para imunodeprimidos", conta o oncologista do ICB.

Quiz

A campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens sobre a prevenção de diversas doenças e o cuidado com a saúde. O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor que mais mata o sexo masculino no Brasil, pensando nisso, o ICB desenvolveu um questionário onde é possível identificar os fatores de risco da incidência de acordo com o perfil ou fatores genéticos e comportamentais para este tipo de tumor. O teste é gratuito. Mais informações em https://novembroazul.institutodecancer.com.br/

O ICB

O Instituto de Câncer de Brasília é uma clínica especializada no tratamento oncológico que foca no atendimento humanizado e completo, que acompanha todas as etapas do tratamento, desde o diagnóstico até a conclusão. O ICB oferece a seus pacientes consultas com equipe multidisciplinar, exames e procedimentos. São sete clínicas no DF com corpo clínico composto por mais de 20 especialidades que dão todo suporte ao tratamento do câncer, contando inclusive com cirurgiões oncológicos. Também são realizados os principais exames e biópsias voltados para a detecção precoce da doença, além de possuir um centro de infusão para aplicação de quimioterapia e outros medicamentos.



Website: https://novembroazul.institutodecancer.com.br/
Notícias Relacionadas »