23/11/2021 às 15h03min - Atualizada em 29/11/2021 às 00h00min

Marketing colaborativo: entenda o que é e como fazer

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

No mundo dos negócios, há muito tempo foi considerado que outras empresas de um mesmo segmento seriam concorrentes. Ou seja, haveria uma competitividade entre as mesmas, mas o marketing colaborativo mudou esse conceito. 

 

Com o marketing colaborativo, as empresas viram uma alternativa interessante para aumentar os seus respectivos lucros. Trata-se da união das companhias que vendem os mesmos produtos ou serviços. 

 

Mas afinal, qual a ideia principal do marketing colaborativo? Entenda o conceito e a sua importância para melhorar os resultados da sua empresa.

O que é marketing colaborativo e qual a sua importância?

Resumidamente, o marketing colaborativo é um tipo de processo para compartilhar recursos com outras empresas para aumentar as vendas, e até mesmo o número de leads gerados. 

 

Além disso, existem mais vantagens, como: 

 
  • Humanização da marca;
  • Ajuda para economizar;
  • Aumenta o número de vendas;
  • Traz novas perspectivas de negócios.
 

Hoje em dia, as pessoas não são convencidas tão facilmente por meio de uma propaganda tradicional, onde a mídia lançava várias propagandas com uma série de informações lançadas, e esse era o único meio para conhecer um novo produto ou serviço. 

 

Atualmente, através da internet, os consumidores têm o poder de pesquisar sobre determinadas marcas e produtos, e possuem uma liberdade maior para escolher as empresas e marcas que irão consumir.

 

Isso explica como as grandes empresas passaram a seguir os seus consumidores, que no início, era totalmente diferente. Os clientes que buscavam saber sobre as maiores novidades de uma determinada marca. 

 

O conceito de marketing colaborativo fica ainda mais fácil de entender quando comparamos com a profissão de desembaraço aduaneiro de mercadorias, que por sua vez, trabalha com a liberação de mercadorias na alfândega. 

 

O marketing colaborativo tende a liberar novas perspectivas de ações que uma empresa pode tomar, e isso é extremamente vantajoso para aprimorar as atividades operacionais de uma determinada companhia. 

 

Não há uma data que comprova quando o marketing colaborativo foi realmente iniciado pelas empresas. Entretanto, há vários anos as grandes e pequenas companhias já vêm praticando esse tipo de parceria. 

 

O fato é que o marketing colaborativo virou uma opção potencial principalmente para pequenos negócios, como uma consultoria de informatica SP, e trabalhadores independentes. 

 

Por se tratar de negócios que possuem um capital menor do que as empresas maiores, o marketing colaborativo se faz ainda mais importante por ser uma opção de baixo custo.

 

Por outro lado, a concorrência também é útil para que as empresas aumentem a qualidade dos seus serviços ou produtos, e além disso, estimula a desenvolver estratégias de marketing melhores. 

 

Dessa forma, uma empresa de terceirização de mão de obra limpeza, por exemplo, pode praticar o marketing colaborativo para justamente para diminuir a concorrência no segmento, e investir em estratégias de marketing melhores para alcançar novos clientes. 

Como o marketing colaborativo pode crescer o seu negócio?

Como já citamos, o marketing colaborativo é uma grande alternativa não apenas por unir forças entre as concorrentes, mas também, pelo fato de economizar parte do investimento em estratégias de divulgação. 

 

Por exemplo, há empresas que precisam de estruturas que só conseguem através de serviços prestados. Como uma locação de máquina de café SP, que é necessário em certos ambientes de trabalho.

 

Por isso, uma empresa que disponibiliza esse tipo de equipamento, provavelmente já trabalha com marketing colaborativo, pelo fato de trabalhar com várias empresas. 

 

Podemos usar o cenário atual em que o mundo vive, com o vírus COVID-19, como exemplo da ascensão do marketing colaborativo. 

 

Naturalmente, muitas coisas mudaram após a pandemia. No mercado de trabalho não foi diferente, houve um grande aumento de pessoas que passaram a trabalhar no modelo de home office, e devido a isso, muitas empresas se viram na necessidade de buscar novos meios de chegar até o cliente. 

 

Além de novas profissões, temos também a otimização dos meios operacionais que são usados diariamente nas empresas. Podemos usar o sistema de emissão de nota fiscal, que atualmente, disponibiliza softwares para empresas otimizarem seus processos fiscais. 

 

No Brasil, as empresas estão começando a desenvolver estratégias de marketing que trabalham com o emocional do consumidor. Algumas empresas aproveitam as questões sociais que, com a pandemia, se tornaram ainda mais visíveis e relevantes. 

 

Para isso, é estudado as respostas e experiências que os consumidores têm com o produto. Isso facilita as campanhas que possuem um apelo emotivo para atrair os consumidores, como uma propaganda sobre o valor porteiro eletronico.

 

De uma forma ou de outra, o marketing colaborativo é uma forma atualizada da divulgação "boca a boca". Ou seja, quando uma pessoa fala para a outra sobre um determinado produto ou serviço.

Onde ocorre a economia na aplicação do marketing colaborativo?

Na parte das parcerias, existem o co-branding e o co-marketing, que envolve dividir conhecimentos, ideias e tarefas que são executadas entre as empresas. 

 

Dependendo da parceria que será fechada com a outra empresa, é muito provável que não haverá nem despesas para promover uma campanha, que é o caso das parcerias realizadas através do co-marketing. 

 

Atyravés disso, é comum que algumas pessoas confundam o co-marketing com as práticas de SEO pelo simples fato de não haver tanto investimento. O SEO (Search Engine Optimization), por sua vez, é uma forma de aumentar o alcance de um site por meios orgânicos. 

 

Por exemplo, ao pesquisar no Google por "administradora de condomínios valor", o Google dará as opções que atendem os requisitos do buscador. 

 

Em contrapartida, temos o co-branding que, por sua vez, é uma parceria que envolve um investimento maior para desenvolver criações de um produto ou serviço. 

 

Quando os empresários lidam com projetos mais complexos, é quase que necessário a contratação de profissionais capacitados, serviços e materiais para auxiliar na criação de algo. 

 

Nessa colaboração, ambas as empresas conseguem desenvolver uma divulgação de forma gratuita. A melhor parte é que não é necessário pagar nada para ninguém, afinal, as empresas entre si fazem esforços mútuos para divulgar o parceiro com seus produtos ou serviços. 

Compartilhar conhecimentos é aumentar sua audiência

Como consequência do compartilhamento de conhecimentos, é inevitável que a audiência das respectivas empresas cresçam. Isso porque ambos procuram promover o produto e serviços da concorrente. 

 

Com isso, a grande sacada da divulgação mútua é que, por mais que o público da empresa parceira seja diferente, há interesses que ainda podem ser comuns. 

 

Além disso, temos também a possibilidade de conquistar novos clientes pelo fato de já conhecerem o seu negócio por meio de uma marca que já é de confiança no mercado. 

Novas perspectivas com o marketing colaborativo

Outra vantagem de não se prender somente nas informações que estão no alcance da sua empresa, é a possibilidade de somar com a contribuição de cada profissional presente nas outras empresas. 

 

Estes mesmos profissionais também são capazes de ajudar em projetos, ações de marketing, e obviamente, coletar informações importantes que podem ser úteis no desenvolvimento de produtos ou serviços. 

 

Diante disso, é preciso buscar somar com profissionais de outras empresas, pois é a porta de entrada para que seu negócio tenha novas perspectivas para prospectar novos leads

 

Isso automaticamente fará que o seu empreendimento ganhe novos ares, mudando a forma de gestão das questões empresariais e, além disso, aprimorando a experiência dos clientes com a companhia. 

 

É inegável que o público de qualquer segmento goste de inovações, e se o seu público-alvo percebe que a sua empresa está aberta para inovar em produtos ou serviços, é certo que o nível de fidelidade entre a companhia e os consumidores irão aumentar. 

O marketing colaborativo ajuda no aumento das vendas

O marketing colaborativo tem como objetivo principal de aumentar o lucro das empresas parceiras. Portanto, a colaboração faz com que os produtos e serviços sejam vendidos de uma forma muito mais fácil. 

 

Já sabemos que os clientes já conquistados também podem ser uma forma de divulgação através das experiências compartilhadas. 

 

Uma empresa de portaria e limpeza em Jundiaí, por exemplo, consegue expandir o seu negócio por meio dos serviços prestados com qualidade. Logo, os clientes irão compartilhar a experiência que tiveram com a empresa, e consequentemente, clientes novos surgirão. 

 

Portanto, saber que uma empresa parceira também está divulgando os seus produtos ou serviços, é uma grande ajuda para a base de clientes que já possui, e de fato é uma divulgação extremamente potencial e benéfica. 

 

Com isso, é ainda melhor quando a empresa parceira tem uma base de clientes que confiam na marca, isso porque os mesmos consumidores que acreditam na empresa, provavelmente irão acreditar no potencial do seu negócio. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.











 
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