23/11/2021 às 15h04min - Atualizada em 28/11/2021 às 00h00min

Como selecionar bons parceiros comerciais

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Começar um novo negócio pode ser um momento estimulante, repleto de oportunidades e riscos. Para muitos proprietários de pequenas empresas, iniciar (ou expandir) um negócio com parceiros comerciais pode oferecer vantagens significativas.

Essas vantagens envolvem desde a capacidade de levantar capital adicional até habilidades de negócios novos e complementares. 

Contudo, as parcerias de negócios podem representar seus próprios desafios, por isso é importante compreender os fatores que os empreendedores devem considerar ao avaliar um parceiro em potencial.

No artigo de hoje você vai compreender quais os atributos de um parceiro em potencial, como estabelecer uma parceria de sucesso e os benefícios dessa. Confira!

Atributos de um potencial parceiro

Antes mesmo de pensar em puxar o gatilho com um parceiro de negócios, pondere se você precisa de um. Se você decidir que é uma boa ideia, certifique-se de obter a melhor correspondência para seus próprios valores, objetivos, estilo de liderança e habilidades. 

Porque, depois de se tornarem parceiros, é muito mais difícil desfazer a parceria do que criá-la. A análise dos atributos funciona como um sistema tms para embarcadores que atua gerenciando o processo e mantendo em curso.

Ao avaliar um potencial parceiro de negócios, considere estes atributos profissionais:

  • Integridade financeira;
  • Experiência no setor;
  • Visão de negócios;
  • Pontos fortes complementares;
  • Semelhança de visão e valores.

Confira abaixo um pouco mais sobre esses atributos antes da escolha.

Integridade financeira

Um histórico de crédito sólido e a falta de defeitos financeiros podem ser indicativos do tipo de responsabilidade e boa gestão financeira essenciais em uma parceria. Também será útil para garantir empréstimos ou financiamentos adicionais com as melhores taxas de juros.

Experiência em seu setor

A experiência positiva em um negócio ou setor semelhante ou relacionado é vantajoso, não apenas por causa das habilidades que um parceiro em potencial desenvolveu, mas também porque torna seu negócio mais atraente para os investidores. 

Visão de negócios

Seu parceiro em potencial possui boas habilidades financeiras ou contábeis? Eles são vendedores ou profissionais de marketing fortes? Ter tal visão de negócios será fundamental para operar seu negócio.

Pontos fortes complementares

Da mesma forma, se seus pontos fortes estão em áreas quantitativas, você pode optar por um parceiro com fortes habilidades de marketing ou networking. Um bom parceiro complementa seus pontos fortes existentes.

Semelhança de visão e valores

Compartilhar uma visão semelhante para o sucesso da empresa, bem como valores alinhados, pode ajudar a garantir que você trabalhe harmoniosamente em direção a objetivos comuns.

Tendo em vista esses atributos, você deve seguir alguns passos essenciais para o estabelecimento de uma parceria de qualidade e duradoura.

1) Encontre um parceiro que possa trazer habilidades e experiência

Um bom parceiro de negócios deve ter habilidades que apoiam ​​e complementam as suas. Se você tem ótimas habilidades interpessoais, mas poucas habilidades financeiras de negócios, considere um parceiro que entenda de contabilidade empresarial.

Quanto mais habilidades você e seu parceiro trouxerem para a empresa, mais fácil será iniciar, planejar, crescer e administrar sua empresa.

2) Encontre um parceiro que compartilhe seus valores, espírito empreendedor e visão

De todas as coisas que se deve procurar em um parceiro, esta é provavelmente a mais importante. Você precisará ser capaz de se comunicar de forma eficaz com seu parceiro para tomar decisões, definir metas e impulsionar os negócios.

Se você for parceiro de alguém que é relutante, combativo ou incapaz de levar em consideração seu ponto de vista, será mais difícil ter sucesso, podendo acarretar em problemas para legalização societária.

3) Procure um parceiro sem muita bagagem pessoal

Se o seu parceiro tem sérios desafios em sua vida pessoal, isso pode ser levado para o negócio. É bom estar disposto a dar uma chance a alguém, mas administrar uma pequena empresa exige foco, tempo e uma energia tremenda.

Se seu parceiro está lidando com uma crise pessoal após a outra, você pode acabar carregando o peso do negócio, como uma locação de guindaste, só que leva para dentro da empresa apenas tudo de negativo.

4) Encontre um parceiro que possa oferecer recursos e credibilidade à sua empresa

É ótimo ter um parceiro de negócios com recursos financeiros, mas existem outras contribuições que um parceiro pode trazer para o negócio, que podem ser tão valiosas como capacitação para treinamento de nr 22, habilidades de comunicação, entre outros.

Um parceiro com uma rede de negócios segura, conexões de indústria, lista de clientes ou credenciais e conhecimentos específicos também pode aumentar o valor do seu negócio e melhorar suas chances de alcançar o sucesso a longo prazo.

5) Escolha um parceiro que seja financeiramente estável

Se o seu parceiro contribui ou não financeiramente para o negócio é menos importante do que se o seu parceiro em potencial estiver em apuros financeiros. Alguém em meio a uma crise financeira pode não ser a melhor escolha para se fazer negócios por vários motivos.

Habilidades de gerenciamento de dinheiro, ativos e tempo são essenciais para pequenos empresários, e alguém que administrou de maneira grosseira suas finanças pessoais ou comerciais pode não ter as habilidades ou disciplina para uma parceria.

Na pior das hipóteses, eles podem até procurar maneiras de roubar de sua empresa para resolver problemas financeiros pessoais, principalmente se ele gerencia algum tipo de software restaurante comanda eletronica, por exemplo ou outro negócio.

6) Escolha um parceiro que pratique uma boa ética pessoal e comercial

Só faça parceria com alguém em quem você possa confiar. Procure alguém que valorize a honestidade e pratique uma boa ética pessoal e empresarial.

Um parceiro de negócios mal escolhido pode acabar roubando da empresa, levando suas ideias ou clientes para iniciar seu próprio negócio, ou infringindo leis que poderiam colocar seu negócio em apuros jurídicos.

7) O respeito é necessário para formar uma parceria de sucesso

Você nunca deve fazer parceria com alguém que você não respeita. O objetivo principal da formação de uma parceria é o sucesso em equipe. Você pode não valorizar a opinião e os esforços de alguém que você não respeita, pelo menos a nível profissional.

Você também deseja fazer parceria com alguém que demonstre respeito como parceiro, profissional de negócios e como fundador de sua empresa. Dessa forma, a abertura de empresa contabilidade, se for o caso, ocorre de modo muito mais fácil.

8) Planeje com antecedência apenas no caso de "romper" com seu parceiro de negócios

Lembre-se de que as sociedades são vínculos legais, se derem errado, o "rompimento" também pode dar errado. Se não for por outro motivo, não importa com quem você escolha fazer parceria nos negócios, certifique-se de obter todos os acordos comerciais por escrito.

Mal-entendidos sobre dinheiro e visão empreendedora podem arruinar até mesmo as melhores amizades e outros relacionamentos pessoais. É o mesmo que ter problemas com o desembaraço aduaneiro de mercadorias em que estas ficam retidas na alfândega.

Benefícios de uma boa parceria de negócios

A parceria dentro dos negócios pode ajudar significativamente no aumento das suas vendas e trazer muitos benefícios. Confira os principais abaixo:

Preenchendo a lacuna em experiência e conhecimento

A parceria com alguém pode dar a você acesso a uma gama mais ampla de conhecimentos para diferentes partes do seu negócio. Um bom parceiro também pode trazer conhecimento e experiência que você pode não ter, ou habilidades complementares.

Mais dinheiro

Um parceiro em potencial pode trazer uma injeção de dinheiro para o negócio. A pessoa também pode ter mais conexões estratégicas do que você. Isso pode ajudar sua empresa a atrair investidores em potencial e levantar mais capital para expandir seus negócios.

Economia de custos

Ter um parceiro de negócios pode permitir que você compartilhe os encargos financeiros das despesas e despesas de capital necessárias para administrar o negócio. Isso poderia resultar em economias mais substanciais do que agir sozinho.

Mais oportunidades de negócios

Uma das vantagens de ter um parceiro de negócios é compartilhar a mão de obra. Ter um parceiro pode não apenas torná-lo mais produtivo, mas também proporcionar a você a facilidade e a flexibilidade para buscar mais oportunidades de negócios.

Suponha que você tem uma loja de informática. Uma boa parceria pode ser com outra empresa que faz aluguel de impressoras em SP por serem serviços complementares. Dessa forma, podem oferecer pacotes ao cliente com benefícios, facilitando a compra.

Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Ao compartilhar o trabalho, um parceiro também pode aliviar a carga. Isso pode permitir que você tire uma folga quando necessário, sabendo que há uma pessoa de confiança para segurar o forte. Isso pode ter um impacto positivo em sua vida pessoal.

Apoio moral

Todos precisam ser capazes de apresentar ideias ou fazer um balanço de questões importantes. E podemos precisar de apoio moral quando nos deparamos com contratempos ou temos que lidar com o trabalho e as frustrações do dia a dia.

Nova Perspectiva

É fácil ter pontos cegos sobre a forma como conduzimos nossos negócios. Uma parceria pode trazer novos olhos que podem nos ajudar a identificar o que podemos ter perdido. Pode nos ajudar a adotar uma nova perspectiva ou obter uma visão diferente.

Com base no artigo de hoje você pode ver que a parceria é muito benéfica para o negócio. Que tal implementar na sua empresa? Siga essas dicas e tenha uma parceria duradoura e de sucesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 
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