25/11/2021 às 11h31min - Atualizada em 26/11/2021 às 00h01min

Como bares e restaurantes podem aproveitar a Black Friday para aumentar as vendas?

Especialista da Goomer traz dicas para os estabelecimentos aproveitarem a data especial e gerar mais vendas

SALA DA NOTÍCIA Redação

Um dos momentos mais aguardados pelos consumidores em todo o ano, a Black Friday também traz a chance de muitos empresários turbinarem as vendas no comércio. Além do varejo, a data – que neste ano será realizada em 26 de novembro – também é uma ótima chance para outros segmentos atraírem clientes, inclusive na área de gastronomia. A Goomer, foodtech parceira dos bares e restaurantes e que oferece soluções omnichannel para o mercado foodservice, acredita que o setor pode e deve aproveitar umas das maiores temporadas de compras do ano para gerar mais vendas e fidelização.

Segundo Fabrício Nunes, head de Marketing e Comunicação da Goomer, uma das formas de fazer isso é criar promoções especiais para engajar clientes da base e atrair novos clientes, seja na loja física ou no delivery. Nesse caso, vale focar a estratégia no digital, mais especificamente nas redes sociais, para comunicar as ofertas, sempre de forma coesa, com uma mensagem direta e que fale diretamente para com seu público. Mas a grande aposta deve ser feita no  Instagram, que vem ganhando cada vez mais espaço dentro do segmento. “O Instagram possui mais de um bilhão de usuários ativos no mundo todo, sendo o Brasil o terceiro país a mais usar a plataforma, segundo um estudo de outubro de 2020 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite. É uma rede social totalmente imagética, ou seja, imagens e pouco texto, onde as pessoas adoram postar e ver conteúdo relacionado a comida. Por isso é tão importante que os bares e restaurantes não deixem de utilizar essa rede na Black Friday e nas demais datas importantes do ano.”, afirma.

O especialista revela que os gestores desde já devem planejar os descontos e promoções que serão oferecidos na data e divulgá-los com alguns dias de antecedência. Mas, além da criação de ofertas e de posts nas redes sociais, bares e restaurantes que querem aumentar as vendas nesse período também precisam se atentar a outros pontos. “Neste ano, com a pandemia um pouco mais controlada, os estabelecimentos tendem a receber um fluxo maior de clientes e um volume maior de pedidos. Por isso, é necessário organizar o cardápio e o estoque para dar conta de atender à demanda”, afirma.

Outra dica aos empresários do ramo é optar por cardápios digitais, para que os clientes acessem diretamente o menu. Uma das grandes vantagens dele é a facilidade de personalização. “Trata-se de uma ferramenta que ajuda a aumentar a velocidade e eficiência do atendimento, gerando maior encantamento aos clientes”, revela.

Com atuação em todo o território nacional, a Goomer hoje se notabiliza pela experiência oferecida aos bares e restaurantes na captura de pedidos dos clientes - tanto dentro do estabelecimento quanto no delivery, dando a eles o destaque e agilidade que precisam para alavancar o seu negócio sem depender dos marketplaces (e suas altas taxas de comissão).  A cartela de oferta da empresa está dividida em quatro produtos: solução em QR Code, delivery, Tablet e Autoatendimento (totens). 

Sobre a Goomer
A Goomer é uma startup de Sorocaba (SP) que tem a missão de apoiar bares e restaurantes em sua transformação digital, oferecendo uma experiência única para os clientes realizarem seus pedidos dentro do estabelecimento ou no conforto da sua casa. Para isso, a empresa disponibiliza quatro soluções específicas com esse objetivo: solução para delivery (sem taxas ou comissões), QR Code (solução que permite ao consumidor acessar o cardápio digital através do QR Code), tablet e autoatendimento. Atualmente, a companhia possui presença em todos os estados do país, atuando em cerca de 2.700 cidades.


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