23/11/2021 às 15h07min - Atualizada em 24/11/2021 às 00h00min

Por que contratar uma assessoria de imprensa para seu negócio?

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Com a chegada do e-commerce e cada vez mais pessoas buscando conhecer sobre como abrir e administrar o próprio negócio, tornou-se necessário estudar e entender mais sobre assessoria de imprensa, algo que é muito necessário, principalmente, nos dias de hoje.

 

Pensando nisso, o texto de hoje falará sobre porque a sua empresa precisa de uma assessoria de imprensa, quais as vantagens e benefícios de se contratar uma e como ela pode impactar o dia a dia, fazendo com que sua marca esteja um passo à frente.

 

Inclusive, todas as empresas do mundo precisam saber se comunicar em algum nível. Ademais, algumas se especializam em se comunicar com o cliente, outras preferem lidar com o público em geral.

 

Além disso, até mesmo, empresas de serviços de portaria precisam saber como se portar no mercado de trabalho, principalmente porque essa é mais uma das áreas que apresenta grande concorrência.

 

Então, o networking e a relação entre os meios de comunicação, clientes, fornecedores, concorrentes, redes sociais e diversas outras frentes, é necessário para que um negócio consiga se estabilizar no segmento em que atua e, obviamente, se expandir.

 

Para isso, é extremamente normal que muitas outras organizações busquem contratar os serviços de assessoria de imprensa para motivar e fazer com que o negócio continue avançando, mesmo que seja um ramo burocrático como consultoria contábil e fiscal.

 

Em outras palavras, vender a imagem da empresa para aqueles que estão por fora ou simplesmente não conhecem o trabalho dela, é essencial para conseguir se manter estável no mercado de trabalho.

 

Inclusive, um ditado popular diz que a primeira impressão é a que fica e, nesse caso, está totalmente correto. É preciso saber como se portar quando a marca é mencionada de forma positiva em uma reportagem, por exemplo, e também quando acontece o inverso.

 

Ou seja, mesmo uma empresa de concreto projetado precisa saber quais informações passar em uma possível entrevista e quais devem ser mantidas em segredo, seja por causa de campanhas futuras ou, até mesmo, para proteger a imagem da marca.

 

Porém, qual o principal objetivo da assessoria de imprensa? Qualquer negócio precisa investir nessa frente de trabalho para ser bem sucedido? Os benefícios são muito grandes? É necessário investir nisso desde o momento de abertura de empresa SP?

 

A resposta dessas e de muitas outras perguntas podem ser conferidas nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido, além de explorar ao máximo o conceito do tema proposto. Sem mais delongas, confira!

O conceito de assessoria de imprensa

Primeiramente, é importante entender mais a fundo o que é o conceito de assessoria de imprensa e tudo que ele engloba, ficando mais simples identificar como a marca precisa desses serviços e como ele trabalha diretamente com a comunicação visual para empresas.

 

Pois bem, o objetivo principal da assessoria de imprensa é conquistar mídia espontânea, fazer com que outros enxerguem a marca de maneira positiva e que a sua menção em possíveis reportagens, matérias ou conversas sejam naturais, orgânicas e benéficas.

 

Em contrapartida, a assessoria também é responsável em saber como lidar com a imagem da empresa em momentos de crises, junto às críticas e comentários negativos, sempre prezando em como as pessoas enxergarão a organização.

 

Sendo extremamente necessárias desde empresas logísticas até empresas de locação de impressoras em SP, a assessoria de empresa atua principalmente em marcas que desejam o crescimento de mídia e destaque no mercado de trabalho.

 

Com isso, é possível destacar algumas das funções mais comuns das assessorias, que são:

 
  • Buscar soluções de comunicação;
  • Auxiliar com a imagem positiva da empresa;
  • Escolha dos melhores meios jornalísticos;
  • Acompanhamento de matérias e entrevistas que envolvam a marca;
  • Desenvolvimento de estratégias personalizadas de comunicação.
 

Em outras palavras, e como foi possível perceber, a assessoria de imprensa é extremamente necessária e indicada para  diversos ramos de trabalho, e até mesmo uma empresa de assessoria contábil se beneficia e muito ao investir nesse tipo de serviço.

 

Nos dias atuais, a internet é muito rápida e as pessoas ficam sabendo de tudo sobre os mais variados tipos de marcas a todo momento, sendo necessário um bom trabalho com todas as informações que a empresa transpassa na rede.

 

Não apenas isso, mas sempre é possível que, infelizmente, pessoas e concorrentes mal intencionados busquem estragar a imagem da sua marca, sendo necessário um acompanhamento constante de todas as partes possíveis.

 

Mesmo uma empresa de gestão empresarial para pequenas empresas precisa cuidar tanto da sua imagem quanto dos clientes, portanto, esse tipo de serviço afeta desde grandes até pequenas marcas. 

 

O importante é sempre buscar investir na imagem da organização de forma positiva e fazer com que a grande maioria das pessoas também a veja assim.

 

Não apenas isso, mas uma assessoria de imprensa melhora o direcionamento de conteúdo e consegue ajudar a marca a investir de maneira correta e no real assunto que interessa aos seus clientes.

 

Outro ponto importante é que, todas as empresas, em algum momento, passarão por uma crise e, nessas horas, um direcionamento e um olhar de fora podem ser essenciais para que a sua marca consiga dar a volta pela situação e sair por cima.

Ferramentas de assessoria de imprensa

Existem algumas ferramentas que são bastante utilizadas pelas assessorias de empresa para conseguir explorar ao máximo o trabalho e ser efetivo nos momentos certos, conseguindo melhorar e desenvolver a imagem da marca de maneira positiva.

 

Uma das mais comuns encontradas no mercado nos dias de hoje é o press release, um texto escrito em formato jornalístico passando informações precisas e interessantes para a mídia, comunicando os veículos interessados.

 

Essas informações são bastante necessárias principalmente para que os veículos de empresa se preparem para receber as organizações em eventos ou em campanhas. Outro bom exemplo de onde é aplicado é no fato de informar algum acontecimento para as mídias.

 

Por ter um formato mais jornalístico, é comum que os diversos veículos de mídia entendam como funciona e até esperem que as empresas tomem esse tipo de atitude para poderem se antecipar e informar para o público, bem como utilizar os veículos de comunicação.

 

Outro exemplo de ferramenta que é muito utilizada nos dias de hoje são as redes sociais, que a muito tempo deixaram de ser apenas uma forma de entretenimento e se tornaram poderosas ferramentas de marketing, sendo utilizadas por toda e qualquer empresa.

 

As redes sociais possuem um grande impacto na vida das pessoas. Elas são acessadas diariamente e a grande maioria dos usuários são pessoas comuns. Ademais, todo o tipo de público é encontrado nelas, e cada empresa consegue encontrar seu espaço.

 

Por aproximar muito a comunicação entre empresa e leads ou clientes, as redes sociais são excelentes ferramentas de comunicação para assessorias de empresa, podendo soltar comunicados, campanhas e novidades através delas.

 

Atualmente, as redes já incorporam diversos modelos de assessoria e, quando o cliente é fidelizado, é extremamente comum que ele não acredite muito em informações da marca que não venham diretamente dela, pelo elo de comunicação e intimidade que é criado.

 

Com um trabalho bem-feito e a aplicação desses conceitos na empresa, não demora muito a entender qual o perfil dos clientes, concorrentes e avaliadores, sendo mais fácil também encontrar a maneira própria de se comunicar, que explore a essência da marca.

 

A imagem é tudo e, nos dias de hoje onde a internet é tão impactante e influente na vida das pessoas, é importante que a empresa faça um acompanhamento sobre o que está sendo dito nas redes, na internet e como as pessoas enxergam o seu negócio.

 

Então, a partir disso, é possível também gerenciar e elaborar estratégias que melhorem tal imagem e ajudem a realizar um trabalho mais efetivo e assertivo com o público.

Considerações finais

O texto de hoje abordou e desenvolveu o conceito de porque contratar uma assessoria de imprensa para o seu negócio, explorando tudo que engloba o tema, mostrando os benefícios do investimento, além de ferramentas que as assessorias normalmente usam.

 

Claro que pode variar muito dependendo de qual assessoria está sendo realizada, qual empresa, qual o segmento do negócio, entre diversos outros fatores. Mas o real objetivo sempre se mantém o mesmo: manter a imagem positiva do negócio.

 

Sendo assim, agora resta sentar e analisar quais podem ser contratadas para a sua empresa, mostrando que todo e qualquer tipo de negócio pode crescer com o investimento certo e a utilização das ferramentas e recursos disponíveis no meio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.






 
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