19/11/2021 às 12h34min - Atualizada em 22/11/2021 às 00h00min

Veja como se dar bem no ENEM 2021

Primeira prova acontece neste domingo (21); especialista em educação Matheus Tomoto dá dicas de como se preparar nesta reta final

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Simplicio
Freepik

No próximo domingo começa a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2021. Com mais de 3 milhões de inscritos, o exame será realizado nos dias 21 e 28 de novembro e abordará temáticas ligadas a linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesta reta final, nada melhor do que aplicar algumas dicas para melhorar o desempenho e assim arrasar no ENEM. Pensando nisso, Matheus Tomoto, que ensina diariamente dicas sobre como estudar para aplicações e vestibulares dentro e fora do Brasil em suas redes sociais para mais de 1 milhão de seguidores, separou três dicas de como os candidatos podem arrasar no Enem 2021. Confira:

 

1 - Revise o conteúdo com cuidado: faltando menos de 3 dias para o Exame, Matheus reforça que o que já foi estudado já está fixado na mente do candidato. O ideal neste momento é revisar alguns pontos específicos, principalmente aqueles nos quais o estudante já sabe que não tem tanta afinidade. “Agora é o momento de revisar, não é bacana ficar estudando até tarde ou tentar aprender algo novo. Foca no que já tem nas mãos e trabalha isso para conseguir ter o resultado máximo do que você já sabe.” fala Tomoto. 

 

2 - Saiba dividir o seu tempo de revisão e lazer: uma das ferramentas essenciais para conseguir se preparar para o Exame é dividir este tempo final entre as revisões e o lazer. Neste momento, ter um descanso mental de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano ajuda na concentração e na preparação para o ENEM. Matheus conta que “quanto mais você souber dividir o seu tempo de lazer, como por exemplo, vou tirar o sábado para assistir um filme no streaming e depois vou revisar uma matéria que tenho dificuldade pode te ajudar a levar a situação com mais leveza”. 

Também, o especialista em educação fala que utilizar os recursos certos nos smartphones, como temporizadores e aplicativos que auxiliam nos estudos leva os estudantes a encontrarem bons aliados. “As redes sociais normalmente são conhecidas como ladrões de tempo, entretanto, dá para usar as redes sociais para aprender também. Siga pessoas que oferecem dicas e hacks de estudos e confira os pontos que eles vão mostrar nos dias que antecedem as provas”. 



 

3 - Acredite no seu potencial: Matheus comenta que muitos estudantes não recebem apoio da família, dos amigos ou das pessoas ao seu redor para incentivar a caminhada rumo aos estudos. Apesar da importância do apoio das pessoas que ama, é essencial que você tenha clareza do que quer e entenda que está em um ritmo de preparação, é qualificado e capaz de conquistar a sua tão sonhada vaga na faculdade. Acreditar na sua capacidade faz parte do incentivo de boas ações para a sua saúde mental, e reduz a sensação de cobrança que os jovens sentem nesta fase da vida.
 

Fora as dicas mais comuns sobre o Exame, Matheus reforça: “é importante direcionar o foco das suas ações de acordo com as suas habilidades, a escolha da profissão também é determinada pelos seus gostos, seus pontos fortes de trabalho e pelo tempo que você está disposto a se dedicar para essa preparação”. 

 

Com a intenção de transformar a realidade brasileira na área da educação, Matheus Tomoto, com mais de 5 anos de experiência e 3 empresas na área, disponibiliza diariamente hacks e dicas em suas redes sociais para mais de 1 milhão de seguidores com o objetivo de ajudá-los a encontrar os melhores caminhos e alcançar a tão sonhada vaga no vestibular, dentro e fora do Brasil. 

Tomoto orienta seus seguidores e mais de 60 mil alunos das suas mentorias e cursos a partir da sua própria experiência, com passagens por Harvard, MIT, Oxford e Stanford. 

Semanalmente, em seu canal no Youtube, Matheus realiza o PolvoTalk, um programa de aulas gratuitas, ao vivo, às 22h, com informações e instruções sobre como alcançar seus objetivos, viver em outro país e entender como conseguir ingressar nas melhores instituições de ensino do mundo. Ele também realiza um dos maiores projetos de mentorias do país voltado para conquistar oportunidades no exterior, a Universidade do Intercâmbio
Notícias Relacionadas »